Encontrada na Albânia estátua romana de atleta

Uma estátua masculina romana em bom estado de conservação foi descoberta no passado fim de semana na cidade antiga de Apolónia, no sudoeste da Albânia, noticiou hoje a imprensa albanesa.

A escultura, encontrada perto de uma villa romana, no sector noroeste da antiga cidade, representa a figura de um atleta, segundo os primeiros indícios.

A equipa de arqueólogos franceses e albaneses que está a efectuar as escavações durante as quais a estátua foi descoberta consideram que se trata de um dos achados mais importantes dos últimos 50 anos na Albânia, pela antiguidade da peça, que data da época romana, pelo seu grande tamanho e pelo bom estado de conservação.

'A descoberta desta estátua é prova de tesouros arqueológicos de grande valor não só para a Albânia como também para toda a bacia do Mediterrâneo', disse o director do parque nacional arqueológico de Apolónia, Marin Haxhimihali.

Fundada no século IV a.C., Apolónia foi uma importante colónia grega, primeiro, e romana, depois, da bacia do Adriático.

Entre os seus monumentos antigos mais importantes desta cidade, situada sobre uma colina, numa superfície de 140 hectares próxima do mar, figuram um teatro grego de nove mil lugares e o tempo de Agonothetes.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG