Desenho de Rafael vendido por 36,5 milhões de euros

'Cabeça de um jovem Apóstolo' é o nome do desenho que serviu de estudo para a obra 'A Transfiguração', do pintor renascentista italiano Rafaello Sanzi, mais conhecido por Rafael. Num leilão da casa Sotheby's, ontem, o quadro foi vendido por 36,5 milhões de euros.

O desenho pertencia desde o século XVIII à família do duque de Devonshire. Serviu de estudo para uma das obras mais emblemáticas do pintor italiano, 'A Transfiguração', que é das mais importantes pinturas do Renascimento.

De acordo com a casa de leilões Sotheby's, citada pela imprensa, este é um "dos rascunhos mais importantes do Renascimento italiano que saiu no mercado nos últimos anos". Trata-se de um estudo da cabeça de um jovem com barba e esteve mais de três séculos pendurado na Mansão 'Chatsworth House', em Berbyshire, norte de Inglaterra.

O desenho a carvão, onde se denota o estudo da escultura e da luz, foi vendido por cerca de três vezes mais do que o que se esperava. Foi apresentado, este ano, no Museu do Prado, em Madrid, como parte integrante de uma exposição dedicada ao artista renascentista, diz o 'ABC'.

O estudo serviu de base à obra 'A Transfiguração', a última do pintor italiano, que se encontrar exposta nos Museus do Vaticano, em Itália.

Exclusivos