Arquitetura e design português são "sinónimo de qualidade"

Portugal, na China, é logo associado ao futebol, e em particular a "C Luo" (Cristiano Ronaldo), mas para os leitores da revista de design e arquitetura Casa Internacional, o país tornou-se também "sinónimo de qualidade".

"Não há dúvida que 'Desenhado em Portugal' significa 'Desenhado com Qualidade'", assinalou o diretor da Casa International, Chen Yuanzheng, na última edição do ano da revista, lançada hoje numa galeria de Pequim.

Trata-se de uma edição com 208 páginas, em chinês e inglês, inteiramente dedicada a Portugal e organizada por Emanuel Barbosa, professor de design nos arredores do Porto e diretor criativo da revista.

Casa Internacional começou a publicar-se em Pequim há uma década, mas foi a primeira vez que "recorreu a um designer para um número que destaca o seu próprio país", realçou Chen Yuanzheng.

"O resultado é realmente encorajador", afirmou.

O lançamento da edição reuniu dezenas de profissionais do setor numa galeria da concorrida "798", uma área artística de 50 hectares instalada numa antiga fábrica dos arredores da capital chinesa.

Dois grandes retratos de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura dominavam a sala, mas as páginas da revista, que iam sendo projetadas na parede, mostram também criadores mais novos, entre os quais Joana Rego, Fernando Guerra, Dino dos Santos, Fernando Brísio e Ana Santos.

"Esta apresentação de um Portugal moderno vem muito a propósito porque é exatamente isso que nós vemos hoje nas cidades chinesas: uma China muito moderna, com alta qualidade no design dos objetos do dia a dia e na arquitetura", disse o embaixador português na China, José Tadeu Soares.

"È bom que apareçam os arquitetos e designers portugueses a mostrar que também temos produção de alta qualidade nestas áreas", acrescentou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG