Souto Moura eleito Personalidade do Ano pelos jornalistas

O arquitecto Eduardo Souto de Moura é o vencedor deste ano do Prémio Personalidade do Ano, escolhido pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, que o considerou a "pessoa ou instituição portuguesa que mais fez pela imagem do país no exterior".

"O galardão da imprensa estrangeira ocorre no ano em que Souto Moura recebeu o Prémio Pritzker - o mais importante reconhecimento mundial na área da arquitectura", sublinha o comunicado, que considera Souto Moura, junto com Siza Vieira, "um dos mais relevantes arquitectos de sua geração".

"Mesmo sem recorrer à monumentalidade, as construções que planeia deixam uma marca no seu entorno, numa linguagem que definiu como "clara, simples e pragmática", de alguém que considera a arquitetura como transformação e metamorfose da realidade", salienta o comunicado que anuncia o vencedor do Prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal.

Participaram da escolha da personalidade do ano os membros da AIEP, que reúne cerca de 50 jornalistas baseados em Portugal que representam meios de comunicação de mais de 20 países. Entre os distinguidos em anos anteriores encontram-se nomes como Carlos Paredes, os Capitães de Abril, José Saramago, Mariza, António Guterres, Durão Barroso, Rosa Mota, Álvaro Siza Vieira, Luís Figo, Joaquim de Almeida, Vanessa Fernandes, Fundação Gulbenkian, Fundação Champalimaud e António Mega Ferreira.

Ler mais

Exclusivos