Eduardo Souto Moura recebe Prémio IHRU

O arquiteto Eduardo Souto Moura vai hoje ser distinguido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana com o Prémio IHRU 2012, pela requalificação do antigo Mercado do Carandá, em Braga, e a sua reconversão em equipamento cultural.

O prémio será entregue em Lisboa, numa cerimónia presidida pela ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas.

A intervenção urbanística ficou visualmente marcada pela demolição da pala da cobertura e pela manutenção, em ruína, dos pilares, para perpetuar a memória do antigo mercado.

Desenhado nos anos 80 do século XX por Souto Moura, o Mercado do Carandá foi construído no coração de Braga, para funcionar como um mercado tradicional, mas acabou por se revelar incapaz de atrair em número suficiente lojas do setor comercial básico da cidade.

Como já disse o arquiteto, o mercado "abafou" no meio de vários outros equipamentos públicos que foram sendo construídos e do grande crescimento imobiliário registado nas imediações.

A câmara decidiu, por isso, acabar com aquele mercado e reconverter o edifício em "mercado cultural", uma intervenção igualmente assinada por Souto Moura.

Ali acabaram por ser instaladas uma escola de dança contemporânea e uma escola de música, existindo também várias lojas e espaços aproveitados para outros fins culturais.

Na primeira fase da intervenção, foi edificado um novo corpo, encostado à antiga banca do peixe, para acolher a escola de dança. Foi também redesenhado um percurso pedonal que lhe serve de cobertura.

Com a intenção de "manter o testemunho da preexistência", Souto Moura propôs ainda um espaço para eventos culturais temporários, construindo uma nova bancada e um expositor à semelhança da banca do peixe.

Numa segunda fase, registou-se a demolição parcial do edifício existente, mantendo apenas alguns dos elementos construtivos, nomeadamente as escadas e alguns pilares.

Foi igualmente construído um novo bloco, em dois pisos, destinado à escola de música, um edifício que se destaca pela grande fachada envidraçada.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG