"Álvaro Siza: Gateway to the Alhambra" inaugurada hoje no Canadá

Depois de Lisboa, agora é Toronto quem recebe a exposição do arquiteto português vencedor do Prémio Pritzker em 1992.

A exposição Álvaro Siza: Gateway to the Alhambra vai ser hoje inaugurada no Museu Aga Khan, em Toronto, no Canadá, com uma apresentação do processo criativo de um dos projetos do arquiteto português, intitulado Puerta Nueva, em Espanha.

A exposição, com curadoria de António Choupina, foi apresentada no início de julho, no Centro Ismaili, em Lisboa, no âmbito da quinta edição do roteiro Open House, que abriu ao público obras de referência da arquitetura, na capital portuguesa.

De acordo com o sítio, na internet, do museu de Toronto, o projeto Puerta Nueva, em Alhambra, Granada, "é um convite a visitar a mente extraordinária" de "um dos maiores arquitetos da atualidade", vencedor do Prémio Pritzker da Arquitetura em 1992.

"Através de desenhos, maquetes, vídeos e entrevistas, a exposição explora a forma como Siza foi, simultaneamente, inspirado e desafiado pela grandiosa Alhambra, uma cidade que cresceu a partir de uma modesta fortaleza do século IX para uma cidadela, cinco séculos depois", enquadra o texto do museu, sobre a mostra do arquiteto português.

Classificada Património Mundial da Humanidade, Alhambra recebe atualmente cerca de 8.500 pessoas por dia, que são acolhidos no centro de acolhimento de visitantes, desenhado por Álvaro Siza.

Nascido em Matosinhos, Álvaro Siza Vieira estudou na Faculdade de Belas Artes do Porto, onde foi professor, e criou em Portugal obras emblemáticas como, entre outras, o Pavilhão de Portugal, e a reconstrução da zona do Chiado, destruída por um incêndio, em 1988, em Lisboa, e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.

No estrangeiro, são da sua autoria, entre outros, o museu para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil, o Centro Meteorológico da Villa Olimpica em Barcelona, e a reitoria da Universidade de Alicante, ambos em Espanha.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG