Albert Uderzo apresenta queixa contra a filha e o genro
O desenhador e argumentista Albert Uderzo, co-autor das obras de Astérix, vai apresentar uma queixa contra a sua filha e o seu genro por "violência psicológica", anunciou o seu advogado aos meios de comunicação.
"Nós decidimos fazer com que Sylvie Uderzo e o seu marido compreendam que não iremos deixar que nos prejudiquem", declarou Pierre Cornut Gentille. Segundo a France Press, a queixa surge no âmbito de um conflito familiar entre Uderzo e a sua filha, que disputam os direitos um império financeiro de dezenas de milhões de euros.
Albert Uderzo, de 86 anos, e a sua filha única estão em conflito aberto desde 2007. Em Dezembro de 2009, o desenhador cedeu à Hachette Livre os 40% de participação que detinha na Albert-René. Com a aquisição dos 20% detidos pela filha de René Goscinny, a Hachette dispõe agora de uma participação maioritária. Esta operação foi denunciada por Sylvie Uderzo, que continua a deter os restantes 40% da Albert-René.
Astérix é uma das mais bem sucedidas séries de Banda Desenhada, com 33 àlbuns que já venderam 325 milhões de cópias em 107 línguas diferentes.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.