A psiquiatria é uma fraude?

A psiquiatria está em crise e há mesmo quem ponha em causa a sua seriedade. Este é o tema principal do próximo Quociente de Inteligência, o caderno cultural do Diário de Notícias publicado hoje.

Problemas com credibilidade científica, abuso a receitar medicamentos em vez de tentar a cura através do diálogo com os doentes;uma influência negativa da indústria farmacêutica sobre os médicos psiquiátricas são alguns dos problemas graves desta área da medicina.

Quatro livros estudam estes problemas e são analisados num trabalho que traduzimos da New York Review of Books: The Emperor's New Drugs: Exploding the Antidepressant Myth de Irving Kirsch; Anatomy of an Epidemic: Magic Bullets, Psychiatric Drugs, and the Astonishing Rise of Mental Illness in America de Robert Whitaker; Unhinged: The Trouble with Psychiatry-A Doctor's Revelations About a Profession in Crisis, de Daniel Carlat e Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fourth Edition da American Psychiatric Association

Conheça este e outros temas da edição de hoje do Quociente de Inteligência (exclusivo em versão impressa e e-paper) vendo e ouvindo o vídeo.

Aproveite ainda para debater este tema nos comentários a esta notícia.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG