Vila Nova de Cerveira. IV Festival de Bandas Filarmónicas Tomar. Novos mapas turísticos apresentados na terça-feira Aveiro. Autarquia lança cartão que beneficia idosos Viseu. Escuteiros combatem fogos florestais Guarda. Centro Escolar de Gonçalo já entrou em funcionamentoFerreira do Alentejo. Escola de Alagoa vai ser ampliada Portalegre. Exposição ibérica de aves raras em Outubro

Publicado a
Atualizado a

A minhota Vila Nova de Cerveira recebe, já no próximo domingo, dia 27, o IV Festival de Bandas Filarmónicas. O evento arranca pelas 10.30, com um desfile pelas principais artérias do centro histórico da localidade, no qual participam a Banda Lanhelense, Banda Marcial de Fermentelos, Banda Sanjoanense, Banda da Carregosa e Orquestra Filarmónica 12 de Abril. A partir das 15.00, os referidos agrupamentos musicais actuam no Parque do Castelinho, situado na zona ribeirinha de Cerveira, com várias peças musicais da sua autoria. A interpretação conjunta da marcha Ponte d'Amizade, de Valdemar Sequeira, marca o encerramento do festival, que acontecerá cerca das 19.00.

O Festival de Bandas Filarmónicas é organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Cerveira com o apoio da autarquia e fecha o ciclo de iniciativas culturais do município durante o Verão.

Em Tomar, o Dia Mundial do Turismo - que é assinalado na próxima terça- -feira - será comemorado através da apresentação pública dos novos mapas turísticos da cidade. A sessão, com entrada gratuita e aberta a todos os interessados em participar, está marcada para as 21.00, na Biblioteca Municipal, onde serão projectados dois filmes em que Tomar é protagonista. As obras cinematográficas, datadas dos anos 60, são da autoria do cineasta amador tomarense Manuel Vicente. Um desses trabalhos é exclusivamente dedicado à inauguração do Hotel dos Templários, sendo esta a primeira vez que é exibido ao público. Os novos mapas turísticos resultam de uma parceria entre os Serviços Municipais de Turismo de Tomar, a Associação Portuguesa de Turismo Cultural e a empresa Anyforms, especializada em infografias, recentemente premiada pela National Geographic e galardoada com os prémios internacionais para infografias Malofiej, promovidos pela Society of News Design. Amanhã e domingo, visitas guiadas dão a conhecer ruas e monumentos de Tomar.

Os idosos de Aveiro passam a contar, já a partir do primeiro dia de Outubro, com o cartão social sénior. Uma iniciativa da autarquia local para beneficiar os munícipes com 65 ou mais anos. O cartão dá acesso ao programa Aveiro Amigo, que prevê a realização de pequenas reparações nas habitações dos idosos (residentes ou não em habitação municipal), disponibiliza entrega domiciliária de bens de primeira necessidade (medicamentos, por exemplo) e serviços de colaboração domiciliária (ligação, afinação e sintonização de televisores). Esta iniciativa será desenvolvida por uma unidade móvel, activada gratuitamente por telefone, para assegurar uma "resposta eficiente num prazo máximo de 48 horas". Os idosos interessados em beneficiar destas ajudas têm de se inscrever nas juntas de freguesia. Ao obter o cartão, ganham ainda acesso a iniciativas culturais, recreativas, desportivas e de turismo, assim como descontos na utilização de alguns equipamentos.

O Governo Civil do Distrito de Viseu estabeleceu um acordo de parceria com a Junta Regional de Viseu do Corpo Nacional de Escutas, no âmbito da prevenção contra os incêndios florestais. "Com claros propósitos de vigilância, este acordo permitirá, já no próximo ano, a colocação de escuteiros nas zonas florestais do distrito, em articulação com o Centro Distrital de Operações de Socorro", adiantou o governador. Alcídio Faustino destacou a "conhecida vocação para a cidadania inerente ao movimento do escutismo" como um "contributo" para a diminuição dos fogos.

O Centro Escolar de Gonçalo, o primeiro a ser construído no concelho da Guarda, está concluído e vai receber os alunos das freguesias de Benespera, Gonçalo, Ramela, Seixo Amarelo, Valhelhas e Vela. O investimento, de 698 mil euros, junta no mesmo espaço os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. O espaço conta com cinco salas, uma por cada ano escolar e outra destinada a prolongamento de horário, possui biblioteca, refeitório e sala polivalente, para além de duas salas de actividades para o ensino pré-escolar. Com uma área total de 1 200 metros quadrados, o complexo escolar está dotado com instalações sanitárias, gabinetes para professores, educadores e auxiliares, cozinha, arrumos, vestiários e áreas técnicas.

Uma empresa portuguesa vai transformar um monte agrícola na freguesia de Alfundão, concelho de Ferreira do Alentejo, num empreendimento de agro-turismo, num investimento de 400 mil euros que irá criar dois postos de trabalho directos. O empreendimento Casas das Sesmarias, promovido pela empresa Campo Grande Silvicultura, terá capacidade para 12 quartos e irá permitir receitas correspondentes a outros dois a quatro postos de trabalho indirectos", informou o município local. Segundo a autarquia, o projecto vai permitir a recuperação arquitectónica do monte e a manutenção dos seus traços essenciais, além da plantação de um olival, cuja produção será encaminhada para o lagar de Alfundão.

O Clube Exóticos de Marvão, em Portalegre, organiza entre nos dias 2 a 4 de Outubro a terceira edição da exposição ibérica de aves exóticas "ERYTHRURA 2009". A iniciativa, que vai decorrer nos pavilhões do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (Nerpor), conta com a participação de alguns clubes espanhóis de aves exóticas, bem como com a presença de várias aves vencedoras de exposições em Portugal e Espanha. Segundo o Clube Exóticos de Marvão, que se dedica inteiramente à ornitologia, esta será a maior exposição nacional de aves exóticas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt