Tiago Monteiro quer andar mais à frente com o novo 'Midland'

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Portugal vai continuar a ter Tiago Monteiro entre a elite da Fórmula 1, em 2006. Com nova equipa e novo carro - a Jordan deu lugar à Midland - o piloto portuense quer alterar o seu estatuto no pelotão. "A ideia é obter melhores resultados e andar mais à frente do que em 2005", confessa.

Para isso conta com um carro novo, o M16, que Monteiro catalogou recentemente como "muito radical" e "bastante rápido". Falta saber se suficientemente rápido para aproximar a Midland das escuderias da primeira metade da grelha de partida e dar a Tiago a oportunidade de lutar assiduamente pelos pontos, ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que Tiago Monteiro só conseguia ser mais rápido que o companheiro de equipa e os dois Minardi - conseguiu subir ao pódio nos Estados Unidos, mas num Grande Prémio que contou apenas com seis carros em pista.

Mas a nova época da F1, que arranca a 12 de Março no Barhein, fica também marcada por mais uma alteração de regulamentos.

Os treinos de qualificação vão conhecer o enésimo figurino. Desta vez, o sistema de uma volta rápida dá lugar a uma qualificação com três fases, em sistema de eliminação, a realizar ao sábado uma primeira parte de 15 minutos em que cada carro pode dar um número ilimitado de voltas e, no final, os cinco mais lentos ficam automaticamente nos últimos cinco lugares da grelha de partida; depois nova sessão de 15 minutos em sistema semelhante para eliminar mais cinco carros; e, por fim, uma sessão de 20 minutos para definir os primeiros lugares. Nesta última sessão, os carros devem já ter o nível de combustível com que vão iniciar a corrida.

Para 2006, os motores serão também mais pequenos V-8, de 2.4 litros. O que deve tornar os carros cerca de cinco segundos por volta mais lentos do que em 2005. A nível de pneus, a F1 vai voltar a permitir a substituição durante as corridas.

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