RTP exibe filme feito da obra de Jô Soares

Publicado a
Atualizado a

A noite de hoje na RTP1 é marcada por uma história de crime e mistério. Adaptado para o cinema a partir do romance homónimo do hu-morista e apresentador brasileiro Jô Soares, O Xangô de Baker Street é o filme que vai para o ar a partir das 00.45.

Trata-se aqui de recuperar o lendário detective inglês Sherlock Holmes para lançá-lo num contexto tropical e numa acidentada investigação no Rio de Janeiro do final do século XIX. Uma co-produção luso-brasileira, O Xangô de Baker Street foi realizado por Miguel Faria Jr., que dividiu as gravações entre o Porto e o Rio de Janeiro.

Recheado de piadas, como a invenção da caipirinha ou a explicação do caso Jack, the Ripper, este filme reflecte bem o sentido da fina ironia e do contagiante humor de Jô Soares. Com Joaquim de Almeida, Maria de Medeiros e Anthony O'Donnell nos principais papéis, O Xangô de Baker Street é uma aventura do fleumático e genial detective inglês em terras de Vera Cruz, que Sir Connan Doyle seria incapaz de imaginar.

A história começa em 1886, no Rio de Janeiro - onde uma célebre actriz, que tem a cidade e o imperador a seus pés, aconselha o seu amigo detective na sequência de um pedido de ajuda imperial, depois do desaparecimento de um precioso violino Stradivarius. A situação dá início a uma série de mistérios que Sherlock Holmes vai ter quer resolver com a ajuda do seu inseparável amigo Dr. Watson.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt