Ronaldo, Messi e Neymar são os finalistas da Bola de Ouro
Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Messi e Neymar (Barcelona) são os finalistas da Bola de Ouro de 2015, troféu que distingue os melhores jogadores do ano - a gala onde será anunciado o vencedor é dia 11 de janeiro, em Zurique. O internacional português, que venceu a última edição, e o argentino repetem o pódio do ano passado, sendo uma estreia para o brasileiro (no ano passado foi o alemão Manuel Neuer a surgir nos finalistas).
O internacional português surge no lote final depois de na temporada passada ter vencido apenas a Supertaça Europeia ao serviço do Real Madrid, tendo ganho também a Bota de Ouro (para o melhor marcador do campeonato) e o prémio de melhor marcador da Liga dos Campeões.
Já Lionel Messi e Neymar, ambos do Barcelona, vêm de um ano de grande sucesso, com a conquista da Taça do Rei, Campeonato espanhol, Liga dos Campeões e já este ano a Supertaça Europeia.
[artigo:4908876]
Refira-se que até à última muitos questionavam a presença de Cristiano Ronaldo no Top 3 da Bola de Ouro, apontando Luis Suárez, avançado do Barcelona, à lista final, sobretudo pelo ano do Barcelona a nível desportivo e pelos muitos golos do internacional uruguaio na última época.
No que aos treinadores diz respeito, o português José Mourinho ficou de fora do Top 3 apesar de ter conquistado o último campeonato de Inglaterra ao serviço do Chelsea. Pep Guardiola (Bayern Munique), Luis Enrique (Barcelona) e Jorge Sampaoli (seleção do Chile) foram os escolhidos.
LISTA DE NOMEADOS
Melhor jogador do ano
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Lionel Messi (Barcelona)
Neymar (Barcelona)
Melhor jogadora do ano
Carli Llooyd (EUA)
Aya Miyama (Japão)
Célia Sasic (Alemanha)
Treinador futebol masculino
Pep Guardiola (Bayern)
Luis Enrique (Barcelona)
Jorge Sampaoli (seleção do Chile)
Treinador futebol feminino
Jill Ellis (Estados Unidos)
Mark Sampson (País de Gales)
Norio Sasaki (Japão)
Melhores golos
Alessandro Florenzi (Roma)
Wendell Lira (Goianesia)
Messi (Barcelona)