Ridley Scott remonta 'Blade Runner' para edição dos 25 anos

Publicado a: 
Atualizado a: 

Quinze anos depois de ter assinado uma das primeiras versões director's cut de um grande filme de estúdio, o realizador britânico Ridley Scott está a preparar uma nova montagem de Blade Runner-Perigo Iminente (1982). Esta assinalará os 25 anos do filme de culto de ficção científica, adaptado do livro de Philip K. Dick Do Androids Dream of Electric Sheep?

Segundo a revista americana Filmick , este final cut - assim lhe chama Scott - de Blade Runner incluirá novos planos "retocados" e uma sequência parcialmente filmada de novo, em que Deckard, a personagem do caçador de andróides interpretada por Harrison Ford, persegue a da replicant Zhora, vivida por Joanna Cassidy.

A actriz já confirmou ter rodado vários planos novos para a dita, na qual, segundo rumores que correm em Hollywood, o filho de Harrison Ford, devidamente caracterizado, terá participado no lugar do pai. Este declinou participar, por estar já demasiado velho para voltar a aparecer na pele de Deckard. Ford tinha 40 anos quando entrou no filme.

O final cut de Blade Runner irá estrear-se em cinema e sairá posteriormente em DVD este ano. A Warner Bros., produtora do filme, planeia editar em DVD, e também em HD DVD e Bluray, uma caixa de vários discos que incluirá as versões americana e internacional (ligeiramente mais longa) do filme e o director's cut de 1992, bem como uma série de extras, entre os quais o documentário On the Edge of Blade Runner.

Ridley Scott foi convidado pela Warner Bros. em 2000 para supervisionar esta "versão definitiva". Mas o projecto foi adiado devido a problemas legais referentes aos direitos do filme, que estavam nas mãos dos investidores que avançaram o dinheiro para ser completado quando o orçamento original foi excedido, passando também a ser seus proprietários. Só no ano passado é que os estúdios conseguiram os direitos plenos do filme, dando finalmente luz verde ao realizador para lhe mexer pela segunda vez desde 1982.

Em 2004, 60 cientistas sondados pelo jornal britânico Guardian elegeram Blade Runner o melhor filme de ficção científica de sempre, à frente de 2001: Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick. Que era um grande admirador de Blade Runner.|

Diário de Notícias
www.dn.pt