Portos de pesca e barras da Póvoa/Vila do Conde recebem investimento de 1,4ME
Em Vila do Conde, as operações de dragagem, a supervisionar pela Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), vão incidir na barra do rio Ave, estando previsto que comecem já neste mês de janeiro.
Esta intervenção está orçada em 460 mil euros, e tem como objeto a dragagem de 75.000 metros cúbicos (m3) de sedimentos: 73.000 na barra e 2.000 no canal e zona de acesso ao estaleiro de Azurara.
Na Póvoa de Varzim ainda não está definida a quantidade de sedimentos a dragar, uma vez que só em dezembro foi terminado o levantamento hidrográfico de toda a área interior do porto e zona de aproximação, estando agora a ser elaborado o projeto de intervenção.
Ainda assim, o ministério liderado por Ana Paula Vitorino avança que pretende investir nestas operações na localidade poveira 922 mil euros.
O procedimento concursal para empreitada, a desencadear pela DGRM, está previsto para fevereiro, de modo a que as intervenções possam arrancar em meados de abril.
Ambas intervenções pretendem repor as condições de navegabilidade e segurança na área portuária, e respetivos acessos, das duas cidades, que sofrem, frequentemente, com problemas de assoreamento nos seus portos de pesca.
Na zona da Póvoa de Varzim e Vila do Conde concentra-se uma das maiores comunidades piscatórias do país.