Pasolini

Abel Ferrara encena o último dia da vida do realizador italiano Pasolini, protagonizado por Willem Dafoe. Leia aqui as opiniões de João Lopes e Rui Pedro Tendinha.
Publicado a
Atualizado a

JOÃO LOPES (classificação: 4/5)

Pasolini nas fronteiras do cinema

Eis um genuíno projecto de risco em que o cinema se confronta com as fronteiras da própria paisagem cinematográfica. Encenando o derradeiro dia de vida de Pier Paolo Pasolini (1922-1975), quando o lançamento de Salò ou os 120 Dias de Sodoma já suscitava violentas polémicas, Abel Ferrara resiste ao determinismo banal de muitas biografias, apostando na possibilidade de fazer um retrato de radical intimismo em que ideias e emoções se cruzam e combinam numa mesma convulsão dramática. O resultado é um filme tocante, capaz de devolver a personagem de Pasolini à sua própria complexidade psicológica, artística e política. Fundamental para os resultados é o equilíbrio de um magnífico elenco que, para além de Willem Dafoe no papel central, inclui ainda, entre outros, Adriana Asti e Maria de Medeiros.

***********************************************************************************

RUI PEDRO TENDINHA (classificação: 4/5)

Viva a Liberdade!

O último dia de Pier Paolo Pasolini, o mais poético e livre dos cineastas italianos. Pier Paolo regressa a Roma depois de um encontro com Ingmar Bergman e está a apressar-se para a montagem de Saló ou os 120 Dias de Sodoma. Pelo meio há retalhos do seu quotidiano. Palavras que se escrevem, palavras que se dizem. A mãe, os amigos, a casa, a comida, a música e a noite. Em paralelo está também uma entrevista que é cortada pela recriação de um argumento seu que nunca foi filmado. É um muito bonito ato de coragem e vénia de Ferrara, uma modesta insolência que nunca soa "fazer à Pasolini" - tudo tem uma abertura de imaginários furiosamente livre. Liberdade é a palavra motor de um filme que existe para o cinema ser sonhado e, sem dúvida, recordarmos a tragédia cultural que foi o seu desaparecimento

Pasolini é um dos grandes filmes de Ferrara, aqui com uma contenção exemplar.

Ficha do filme

Pasolini

Realizador: Abel Ferrara

Com: Willem Dafoe, Maria de Medeiros, Riccardo Scamarcio, Giada Colagrande, Adriana Asti, Tatiana Luter, Valerio Mastandrea, Roberto Zibetti, Lucien Rumiel, Salvatore Ruocco, Diego Pagotto.

Ano: 2014

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt