Lei obrigará "sites" de "casting" a retirar idade dos artistas
Gabrielle Carteris tinha 29 anos quando prestou provas para o papel de Andrea, da aclamada série dos anos 1990 Beverly Hills 90210. A personagem que viria a encarnar, curiosamente, tinha apenas 16 anos. Seria isto possível se, na altura, os responsáveis de casting tivessem uma ferramenta como o IMDB, que lhes diria a verdadeira idade da atriz? "Não", garante Carteris, que é também a atual presidente do Sindicato Americano de Artistas de Rádio e Televisão (SAG-AFTRA). Foi ela quem conseguiu fazer passar, em agosto, na Câmara Municipal da Califórnia, uma legislação que obriga sites como o IMDB a retirar a idade dos artistas, caso estes o solicitem. Agora, a vitória chega em pleno: o governador desse estado norte-americano, Jerry Brown, acaba de aprovar a lei, que vigorará a partir de 1 de janeiro de 2017.
"Os subscritores devem ter controlo sobre a publicação da sua idade e data de nascimento em sites utilizados para efeitos profissionais. A AB 1687 [legislação] oferece a clarificação necessária à lei e ajudará a prevenir discriminação baseada na idade para com indivíduos que procurem emprego na indústria do entretenimento", assegurou o redator da nova legislação, o líder da maioria da Assembleia californiana Ian Calderon.
Os opositores do projeto de lei argumentaram que a eliminação desse tipo de informação suprime a liberdade de expressão. "Não sei o que há de tão assustador nas idades das celebridades. Estão em todo o lado. Essas celebridades são figuras públicas", sustentou o senador republicano da Califórnia, Jim Nielsen.
Mas Calderon sublinhou que as plataformas online apenas terão que ocultar os dados se um utilizador assim o requerir, e que gozam de cinco dias para o fazer. Gabrielle Carteris reforçou a opinião do democrata, dando o argumento em contrário como "altamente duvidoso". "A legislação procura uma solução cuidadosamente restritiva, que se aplica apenas a sites de entretenimento com sistema de subscrição".
O alerta dado, inicialmente, pela atriz de 55 anos, ganhou especial destaque na imprensa norte-americana depois de esta ter publicado um ensaio no The Hollywood Reporter, em agosto passado. "Está na altura de acabarmos com os rótulos de idade que permeiam o processo de casting em Hollywood. Este problema existe para todos os artistas, mas manifestamente mais para as mulheres", frisou.
Tendo como base a sua experiência de vida, Carteris denunciou depois o impacto de plataformas como o IMDB nas carreiras artísticas. "O meu papel em Beverly Hills, 90210 não poderia ser-me entregue hoje em dia. É tão simples como isto. Nunca teria sido chamada para a audição da Andrea Zuckerman, de 16 anos, se soubessem que eu tinha 29. Os sites de casting eletrónicos não existiam em 1990. Hoje, são prevalentes e afetam decisões".
Não é apenas o IMDB que é tomado como exemplo pela presidente do SAG-AFTRA, mas também o não tão conhecido StudioSystem. "O que me preocupa é que os meus colegas atores não têm as mesmas oportunidades hoje em dia - atores que estão a tentar encontrar a sua grande oportunidade - porque enfrentam uma escandalosa discriminação com base na idade por causa de sites como esses, que impingem datas de nascimento e idades nas decisões de casting sem sequer se aperceberem".
Assim que recebeu a notícia da aprovação da lei, a estrela de Beverly Hills, 90210 não tardou a fazer um agradecimento público "em nome de toda a gente que já sofreu discriminação". "Eu tive a oportunidade de criar uma personagem distinta numa icónica série. Mudou a trajetória da minha vida e carreira, pelo que estou eternamente grata". Esta lei, conclui ainda a atriz, "vai beneficiar performers e consumidores que querem ver papéis em cinema e televisão interpretados pela pessoa mais adequada para esse trabalho".