Lactogal acerta compra da Leche Celta
A Lactogal acordou com os americanos da Dean Foods a aquisição das empresas da Leche Celta em Portugal e Espanha. A operação está ainda sujeita a aprovação da Autoridade da Concorrência, mas, a concretizar-se, dará origem a uma empresa líder no mercado ibérico de leite líquido, com uma estimativa de vendas anuais de aproximadamente mil milhões de euros.
Os termos do acordo não foram divulgados, mas o diário espanhol Expansión estima que a operação se tinha situado em tornos dos 50 milhões de euros. A Leche Celta é uma das maiores empresas espanholas do sector lácteo, tendo obtido vendas líquidas no valor de 295 milhões de euros em 2005. Conta com cinco centros de produção, dos quais um em Portugal e quatro em Espanha.
Já a Lactogal, que resultou da fusão, em 1996, dos activos industriais das cooperativas Agros, Lacticoop e Proleite, é uma das maiores empresas do sector em Portugal e na Península Ibérica e facturou no último ano 683,5 milhões de euros.
De acordo com o comunicado ontem emitido, esta operação irá juntar a "força das marcas, o potencial de desenvolvimento de novos produtos e a experiência" da Lactogal na relação que mantém com criadores de gado e cooperativas, à capacidade de produção da Leche Celta, à sua "ampla rede de distribuição" em Espanha e à sua "eficiência" na gestão dos custos, o que resultará "numa significativa mais valia tanto para clientes como para consumidores".
O presidente da Lactogal, Casimiro de Almeida, afirma-se "muito satisfeito" com a compra da Leche Celta, dado que a empresa resultante desta operação irá permitir "prestar um melhor serviço aos nossos consumidores a nível ibérico, graças ao aumento da capacidade de produção e à possibilidade de acesso à vasta rede de distribuição da Celta em Espanha". O empresário aproveita ainda para informar que irá manter a sede da Celta em Pontedeume e sublinha esperar poder contar com a colaboração dos empregados, clientes e fornecedores da empresa.
Já Gregg Engels, presidente e CEO da Dean Foods, afirma que a venda da multinacional norte-americana em Portugal e Espanha "representa o último grande passo no esforço que tem vindo a ser desenvolvido pela empresa para se concentrar nas suas principais operações".
E acrescenta: "Acreditamos que esta transacção será positiva, quer para a Leche Celta, quer para os seus colaboradores, clientes e consumidores, dada a natureza complementar das duas empresas, a sólida carteira de produtos da Lactogal e a sua capacidade de desenvolver novos produtos".