Há 12 anos, Ricardo eliminou Inglaterra nos penáltis

Guarda-redes português defendeu sem luvas e marcou o penálti decisivo
Publicado a: 
Atualizado a: 

No Euro2004, Portugal jogava em casa. Após ultrapassar a fase de grupos em primeiro lugar à frente da Grécia e deixando a Espanha e a Rússia para trás, a seleção portuguesa ia defrontar a Inglaterra em jogo para os quartos-de-final.

Os ingleses inauguraram o marcador logo ao minuto três, através de Michael Owen, após um mau atraso de Costinha, mantendo-se o resultado até ao intervalo. Foi preciso chegar perto do final do jogo para Portugal conseguir empatar. Cruzamento de Simão Sabrosa para cabeceamento de Hélder Postiga.

[youtube:rEUFKiADJrc]

No prolongamento, a seleção das quinas chegou à vantagem. Rui Costa deixou Phill Neville para trás e com um remate fora da área, fez o 2-1. A euforia durou apenas cinco minutos, quando após canto de David Beckham, John Terry cabeceou para Frank Lampard e este fez o 2-2, levando o jogo para o desempate por grandes penalidades.

Felicidade para o lado de Portugal, quando Beckham falhou o primeiro. Mas Rui Costa desperdiçou a oportunidade e atirou por cima. O resultado encontrava-se empatado a 5 quando o guarda-redes português decidiu tirar as luvas e defendeu o remate de Darius Vassel. Depois da defesa, era a vez de Ricardo marcar. David James ainda adivinhou o lado mas o português empurrou Portugal para as meias-finais da competição, onde eliminou a Holanda, acabando por perder na Final com a Grécia, com um golo de Charisteas.

Diário de Notícias
www.dn.pt