GNR apreende cem milhões de euros de pólen de haxixe

Publicado a
Atualizado a

A GNR deteve sete indivíduos e apreendeu 4012 quilogramas de pólen de haxixe na madrugada de ontem na praia da Figueira, situada no concelho de Vila do Bispo. Na operação, desenvolvida entre as 02.00 e as 04.00, foram ainda apreendidos uma carrinha de aluguer de uma empresa do Sul de Espanha e seis carrinhos de mão utilizados na construção - uma particularidade em transporte de produto estupefaciente.

Uma embarcação semi-rígida, envolvida no desembarque, acabou por escapar às autoridades, apesar de uma lancha da GNR, que saiu do porto de Portimão, ter tentado interceptá-la. É a maior apreensão de haxixe registada em 2010, até agora, em território nacional.

Segundo apurou o DN, o valor do pólen de haxixe (é o quádruplo do que vale o haxixe) poderia atingir cem milhões de euros no mercado de tráfico de droga. Os detidos, entre os quais marroquinos, espanhóis e indivíduos do Leste europeu, com idades compreendidas entre 25 e 45 anos, são presentes hoje ao Tribunal de Lagos. Nenhum deles reside em Portugal.

O pólen de haxixe estava acondicionado em 125 fardos, pesando 35 quilogramas cada um. No interior, encontravam-se pequenas embalagens com cerca de um quilo, que apresentam inscrições, nomeadamente "porsches" "150", "70" e imagens, por exemplo, de uma chave, correspondendo à origem da droga, proveniente do Norte de África. "Os fardos, revestidos de sarapilheira plástica, estavam preparados para ficar submersos durante algum tempo na água devido à qualidade das embalagens e até que o material resistisse à entrada de humidade", explicou ao DN o major Azevedo Palhau, comandante do Destacamento de Controlo Costeiro (UCC) de Olhão da GNR.

Esta operação envolveu 25 militares da Guarda. Alguns dos quais, oriundos de Lisboa, encontravam-se no Algarve a fiscalizar a costa com mecanismos tecnológicos de vigilância nocturna. Foi quando perante um ambiente de frio, mar calmo e a iluminação da lua, detectaram o movimento de uma embarcação suspeita.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt