E vão seis jogos adiados. Metade foram das águias...

Um dérbi televisivo na segunda-feira antes do dérbi da jornada 25 da Liga.
Publicado a
Atualizado a

E vão seis. Pela sexta vez esta época a Liga viu um jogo adiado devido às condições climatéricas na Madeira. O mau tempo que ontem assolou o país impediu a equipa do União de viajar para Lisboa, onde hoje deveria jogar com o Benfica, no Estádio da Luz (às 17.00), o que motivou o adiamento do encontro da 24.ª jornada para amanhã às 19.45 (BTV1).

O Benfica, apurou o DN, tentou adiar o jogo apenas umas horas - passaria das 17.00 marcadas para as 20.00 ou 21.00 -, mas o clube madeirense recusou continuar à espera no aeroporto na esperança de poder viajar à meia noite. Ficou então definido que o jogo se realiza amanhã, às 19.45, 15 minutos antes do início do V. Guimarães-Sporting (20.00, SportTV1).

Ontem, a comitiva do União da Madeira ficou retida no aeroporto do Funchal desde cerca das 17.00 até às 21.30, hora em que esperavam poder levantar voo. O que acabou por não acontecer. A equipa seguiu já depois das 22.00 para um hotel perto do aeroporto, de onde esperam hoje seguir viagem para Lisboa. Isto porque a TAP só conseguiu duas alternativas de voo (às 07.00 e às 22.40), recusadas pelos responsáveis insulares, que à hora de fecho da edição ainda negociavam um voo a meio da amanhã.

O adiamento foi mais uma vez culpa do mau tempo. Os ventos cruzados no aeroporto do Funchal obrigaram o avião, que fazia a ligação Lisboa-Funchal-Lisboa, a ser desviado para Porto Santo. Sem condições para seguir para o Funchal, o avião voltou à capital portuguesa sem a equipa madeirense.

Havia depois a possibilidade de o União viajar às 18.30 e depois às 21.30 num outro aparelho, mas tal acabou por não acontecer e o jogo com o Benfica foi mesmo adiado.

Segundo o ponto 2 do artigo 46º do Regulamento de Competições da Liga, "sempre que, em caso de deslocação aérea absolutamente imprescindível, um clube não consiga chegar no dia anterior ao jogo por causa que não lhe seja imputável, devidamente comprovada, o jogo será adiado para uma data fixada por acordo entre os dois clubes."

O emblema insular informou a Liga da situação e comunicou ao Benfica os acontecimentos. Depois seguiu-se a fase da negociação até acordarem jogar amanhã, às 19.45, segundo indicação do organismo liderado por Pedro Proença.

Marítimo e Sporting sem casos

Este não é o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro jogo que teve de ser adiado devido às más condições climatéricas. Ainda na jornada passada, o Vitória de Setúbal-Nacional teve de ser adiado de sábado para domingo, porque os alvinegros não conseguiram viajar para Lisboa devido ao mau tempo.

Antes, já as partidas União-FC Porto e União-Benfica tiveram de ser adiadas, enquanto os jogos Nacional-Benfica e Nacional-FC Porto tiveram de ser interrompidos e completados nos dias seguintes.

Desde o já famoso nevoeiro da Choupana aos problemas com os voos de ligação entre a Ilha e o continente foram já seis as partidas que não se puderam realizar no dia e hora marcados. Curiosamente, o Marítimo, também do Funchal, não viu qualquer jogo seu adiado. E se os dragões sofreram alterações em dois jogos, os encarnados vão em três adiamentos, enquanto os leões não tiveram nenhum incidente deste tipo na Liga.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt