Dez filmes portugueses integram a 33ª edição
A mostra inclui um total de 423 filmes de 57 países, que serão apresentadas em 23 salas de cinema da maior cidade brasileira, entre os dias 23 de Outubro a 05 de Novembro.
Entre os filmes portugueses estão "Os Sorrisos do Destino", de Fernando Lopes, "Cinerama", de Inês Oliveira, "1A Vez 16MM", de Rui Goulart, "A Religiosa Portuguesa", de Eugène Green, "A Zona", de Sandro Aguilar, e "A Arte de Roubar", de Leonel Vieira.
A relação inclui ainda "Até ao Tecto do Mundo", de António Valente, Carlos Silva, e Vítor Lopes, "Efeitos Secundários", de Paulo Rebelo, "Morrer como um Homem", de João Pedro Rodrigues, e "Singularidades de uma Rapariga Loura", de Manoel de Oliveira.
Dentre os demais filmes seleccionados para a mostra, há títulos desconhecidos e famosos, como "A Fita Branca", Palma de Ouro em Cannes, e "London River -- Destinos Cruzados", vencedor do Urso de Prata de melhor actor no Festival de Berlim.
Realizadores consagrados como Pedro Almodóvar, Ang Lee e Jane Campion também estarão representados, bem como "O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus", último filme do actor Heath Ledger (1979-2008).
Destaque também para o filme "Lebanon", sobre a invasão do Líbano pelo Exército israelita, em 1982, e premiado com o Leão de Ouro, no último Festival de Veneza.
"Os Sorrisos do Destino" é o primeiro filme em formato digital do realizador Fernando Lopes, com estreia marcada a 29 de Outubro nas salas de cinema portuguesas.
Paulo Filipe Monteiro (Os olhos da Ásia, Longe da Vista) assina o argumento de um triângulo amoroso, onde Ada (Ana Padrão) e Carlos (Rui Morrison) vivem uma crise conjugal.
O casal enfrenta as consequências de uma traição, mas o marido conhece o amante da mulher e entre os dois nasce uma inesperada cumplicidade.
Inês Oliveira é a autora do argumento e da realização de "Cinerama", primeira longa-metragem desta cineasta portuguesa tem data de estreia prevista para o início do próximo ano, em Portugal.
O filme tem participação dos actores Sofia Marques ("Veneno Cura"), Diogo Dória ("Singularidades de uma Rapariga Loura") e Ricardo Aibéo ("Daqui P'ra frente").