Dana Internacional regressa à Eurovisão
[youtube:frfGcWLB0ac] Dana Internacional volta este ano a participar no Festival da Eurovisão da Canção, como a representante eleita pelos israelitas, treze anos depois da primeira actuação no concurso europeu.
A polémica transexual, que saltou para os holofotes da fama em 1998, vai interpretar Ding, Dong Europa, a canção eleita ontem, naquela que foi a primeira vez em seis anos que os espectadores israelitas decidiram o seu representante, em vez da Autoridade para a Transmissão de Israel.
"Estou emocionada como se fosse uma menina pequena. Quase desmaiei quando anunciaram os resultados da votação. É um orgulho representar Israel na Alemanha e agradeço a todos os que voltaram a dar-me esta oportunidade", revelou a cantora israelita.
A carreira de Dana esteve sempre envolta em polémica. Nos anos 90, o canal estatal de Israel recusou a transmissão das suas músicas, alegando que a transexual enviava mensagens erradas à juventude. Em 98, quando se estreou na Eurovisão, a polémica estalou quando dirigentes ortodoxos ficaram escandalizados com a eleição de Dana como a representante nacional.
O Festival Eurovisão da Canção decorre este ano em Dusseldorf, na Alemanhã, no dia 14 de Maio. A representar Portugal estarão os Homens da Luta, com o tema A Luta É Alegria.