Cinco dias de festa
Está de volta o mais verde dos festivais de Verão. O cenário bucólico da Praia Fluvial do Tabuão, em Paredes de Coura , acolhe hoje à noite a festa de recepção de mais uma jornada festivaleira com assinatura minhota. Um cartaz recheado que promete muita(s) música(s) até à noite de 21. O hip hop dos Mind da Gap, o rock independente dos espanhóis Jet Lag e as quatro baterias dos Tim Tim por Tim Tum são os cicerones desta «gala» de abertura, que dá o mote para mais quatro noites de vida ao ar livre. A romaria já está a começar.
Muita música para gostos variados poderia ser o slogan desta edição do festival de Paredes de Coura . A noite de amanhã é dedicada ao movimento reggae, com actuações pelos Alpha Blondy, Sizzla, Terrakota e One Love Family - o que preconiza palavras de paz, amor e muita marijuana na ordem do dia - mas o aquecimento faz-se ainda com o sol bem lá no cimo. A Área Hard Club (16.00) traz até Paredes de Coura os Zedisaneon Light e os Mercado Negro e, a partir das 17.30, os corpos descansam para ouvir o Jazz na Relva de Carlos Bica (contrabaixo) com Frank Mobus (guitarra) e Jim Black (bateria). Para os mais resistentes a deitar a cabecinha e tentar dormir ao som dos djambés, a noite termina com um after-hours a cargo de Messias Dj.
Terça-feira, a noite arranca ao som dos Calla e dos Good Charlotte e prossegue com o rock n´roll dos Yeah Yeah Yeahs, que abrem caminho para a actuação da cantautora Polly Jean, vulgo PJ Harvey, de quem se espera a apresentação de novas canções - o último álbum, Stories From the City, Stories from The Sea, data de 2000; Com Sleeping With Ghosts saído em Março deste ano (o single de estreia The Bitter End alcançou em Portugal o primeiro lugar da tabela), é de prever que o concerto dos andróginos Placebo, que fecham a noite no palco principal, seja constituído maioritariamente pelos temas deste último trabalho. Ainda Alla Polaca, BunnyRanch e The Legendary Tiger Man na área Hard Club, os TGB de Alexandre Frazão (bateria), Mário Delgado (guitarra) e Sérgio Carolino (tuba) no Jazz na Relva, e after-hours com um dj set de ... Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés.
Especulação ou não, será de esperar enchente para a quarta noite do festival , onde o rock é rei e senhor, com os Queens of the Stone Age à cabeça do cartaz. Depois do sucesso de Rated R, a dupla de Josh Homme e Nick Oliveri traz na bagagem o também aclamado Songs for the Deaf. Mas há mais. A noite vai fazer-se também dos concertos dos Radio 4, dos Datsuns, dos Sum 41 e dos Staind.La Harissa e Dealema na área Hard Club, Spill no Jazz na Relva, e DJ Cruzfader no after-hours.
A Praia Fluvial do Tabuão começa a despedir-se dos festivaleiros ao som dos X-Wife, a banda de João Vieira, isto é, dj Kitten - mentor do tão celebrado e fashionable Club Kitten -, um misto de punk-rock-electro-glam, onde se processa à fusão das guitarras com os sintetizadores analógicos. Mais uma representação portuguesa no palco principal com os Blasted Mechanism, que abrem alas aos Mew, a Danko Jones e aos The Cardigans, que fecham a noite. Neste dia, o Hard Club não debita sons e o Jazz na Relva é da responsabilidade dos Liftoff. O derra- deiro after-hours tem a assina- tura de Trance Meeting with FLASH&GORDON.
Utilidades
Para quem vem de carro, seja do Porto ou de Valença, o ponto de referência é a A3, com saída na placa milagrosa: Paredes de Coura . Não há que enganar e seguir a EN 303, que leva directamente ao festival . Os festivaleiros utentes de comboios (Alfa Pendular ou Intercidades) têm de apanhar uma ligação regional desde o Porto até Valença do Minho, onde vai existir, durante os dias do festival, uma ligação de autocarro até ao recinto. Ainda segundo a organização, os expresso da Avic também viajam de Lisboa para Paredes de Coura e vice-versa. RR O preço dos bilhetes é de 50 euros para os 5 dias do evento, 15 euros para a noite reggae e, para quem quiser aparecer apenas por um dia, o ingresso custa 30 euros. O campismo, esse, é grátis apenas para os portadores do bilhete geral.