Animação e recriações históricas em Valongo na Feira da Regueifa

Animação diária, fabrico ao vivo, recriações históricas, exposições, cortejos, teatro, danças, passeios a cavalo e espetáculos são algumas das atividades que decorrem de quarta-feira a domingo em Valongo, indicou hoje a autarquia local.
Publicado a
Atualizado a

Em causa a Feira da Regueifa e do Biscoito, bem como um Mercado Oitocentista, uma iniciativa da câmara de Valongo em parceria com a junta de freguesia local com presença das principais padarias e biscoitarias deste concelho do distrito do Porto.

De acordo com informação da câmara de Valongo, o objetivo desta feira é "valorizar e promover uma das marcas de identitárias da região".

"Esta é uma aposta ganha. Investimos cada vez mais neste evento que tem uma adesão cada vez maior da comunidade e resultados muito positivos no tecido económico local. Temos uma tradição muito forte ligada à panificação, um filão que começa a ser devidamente explorado", aponta o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.

De acordo com o autarca "as quatro edições anteriores da Feira da Regueifa e do Biscoito superaram todas as expectativas, com a participação de inúmeras padarias, biscoitarias e estabelecimentos de restauração, escolas e associações".

José Manuel Ribeiro também destaca "a adesão de largos milhares de pessoas que, durante os dias do evento, passam por Valongo encantadas com o potencial deste território".

A iniciativa decorre no eixo central da cidade de Valongo, em artérias que estarão decoradas e com animação.

Gisela João, Berg, Toy, Ana Bacalhau e Rouxinol Faduncho são as cabeças de cartaz de edição de 2018, que se desenvolve ao longo de cinco dias.

Somam-se cortejos alegóricos, a cerimónia da bênção do Pão de Santo António, o concurso alusivo à Melhor Regueifa e Melhor Biscoito, o III Capítulo da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito, entre outros apontamentos.

Quanto à integração deste evento no circuito e programa da Lipor, em causa está o facto do benefício resultante da quantidade de resíduos recicláveis recolhidos reverter a favor dos corpos dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde.

A câmara salienta que desta forma durante os cinco dias do evento, quem separar corretamente plástico, vidro e papel estará simultaneamente a contribuir para o ambiente e para uma causa solidária.

"Quanto maior for a quantidade de resíduos devidamente separados, maior será o donativo atribuído aos Bombeiros de Ermesinde e de Valongo", lê-se no convite e programa da feira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt