Benfica domina Sporting e vence Taça da Liga

Andebol. Final perante mais de três mil pessoas em Portimão

O Benfica reapareceu ao seu melhor para conquistar a Taça da Liga, o primeiro troféu do treinador José António Silva, que este ano tomou as rédeas a equipa após a saída de Aleksander Donner no final da época passada. O campeão nacional atravessa um momento menos bom no campeonato e apesar da derrota no primeiro jogo da Taça da Liga, chegou à final e superiorizou-se ao Sporting por 29-25.

Com uma grande exibição do guarda-redes João Ferreirinha e com um bom aproveitamento nos remates de primeira linha, os encarnados acabaram por controlar o rival e ao intervalo já venciam por 15-13. Na segunda final desta competição, o Benfica somou outro troféu, enquanto o Sporting tem três finais perdidas.

"Sabíamos que tínhamos potencial para conquistar títulos", realçou à Sport TV o técnico vencedor José António Silva, que acredita que este troféu vai motivar ainda mais os seus jogadores para o campeonato.

Ferreirinha ganhou o prémio de melhor guarda-redes da final, distinção que recebeu do presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Henrique Torrinha. Esta presença é vista pelos intervenientes do encontro como uma esperança para o final do desentendimento entre os dois organismos do andebol nacional.

Quanto ao jogo, Ferreirinha afirmou que "foi uma grande vitória". "Havia a sensação que o Benfica estava morto e que nem à final chegava. Estamos a regressar ao nosso melhor", garantiu o guarda-redes. O russo Zaikin foi eleito o melhor jogador da final.

O técnico leonino, Paulo Faria, voltou a perder uma final. "Não jogámos tão bem [como frente à Madeira SAD]", disse, acrescentando críticas à arbitragem apesar de não querer "tirar mérito ao Benfica".

Satisfeito estava também António Salvador. O presidente da Liga considerou a competição "um sucesso, a melhor edição da Taça da Liga", destacando o contributo que teve a mudança de figurino.|

Ler mais

Exclusivos