A primeira convenção com meios

Imprensa livre

Mais de trinta anos após o 25 de Abril os congressos partidários estão hoje totalmente "fechados" em matéria de liberdade de circulação de jornalistas durante os trabalhos. O Bloco de Esquerda, que nesta VI Convenção teve o primeiro cheirinho de profissionalização - com estrado para as televisões e boas instalações -, continua a ser a única excepção a esta regra. A imprensa circulou por onde quis e falou com quem quis. Os trabalhos não saíram prejudicados e a direcção viu o seu peso interno sair reforçado.

Bandeiras laranjas

Excepto em congressos do PSD nunca se viram tantas bandeiras laranjas como na sessão de encerramento da VI Convenção do Bloco realizada este fim-de-semana no Pavilhão do Casal Vistoso. A ideia inicial seria ter muitas bandeiras vermelhas pontuadas com outras coloridas, só que um erro na impressão dos panos levou a que de repente se pudesse pensar (erradamente) na social-democratização dos bloquistas.

Alojamento solidário

Em matéria de convenção do Bloco de Esquerda longe vão os tempos de penúria em que os materiais de propaganda escasseavam e o próprio palco tinha um palanque pouco sofisticado. Mas esta VI Convenção manteve a tradição do alojamento solidário, ou seja, os delegados que se deslocam do país para Lisboa são "acolhidos" por quem mora na área da Grande Lisboa, e dessa forma poupa-se dinheiro e estimula-se o convívio.

Crianças do BE

Garantir a participação na política é um grande desafio para o BE, que quer ter uma participação cada vez mais paritária. A pensar nisso, as instalações tinham uma espécie de "creche de campanha" onde se podiam deixar as crianças enquanto se participava nos trabalhos. Ana Drago também esteve na convenção acompanhada da sua enternecedora e pequena Maria. Mas, neste caso, a instituição dos avós irá assegurar a disponibilidade para a política.

Comércio alternativo

O hall do pavilhão do Casal Vistoso transformou-se numa minifeira dedicada ao comércio solidário com várias bancas onde se podiam comprar livros, material de propaganda e muitas e coloridas T-Shirts alusivas a algumas das tradicionais causas do Bloco de Esquerda, como seja a integração dos imigrantes ou a luta contra o racismo.

"Juntar copos"

O lema desta VI Convenção do Bloco foi "Juntar forças", um slogan apostado em traduzir eras que se querem de convergência política. Mas, constrastando com congressos em que os trabalhos se prolongam pela noite fora, os bloquistas preferiram acabar a horas decentes e passar a um ponto mais informal da ordem de trabalhos. Aquilo que em tom irónico um participante designava como um "Juntar copos", ou seja, um convívio entre os delegados desta VI Convenção.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG