Filme da Disney em 3D para ouvir em português

Animação. Já chegou às salas de cinema portuguesas o novo filme da Disney, 'Bolt', protagonizado por um cão que pensa que tem superpoderes. Este é o primeiro filme da produtora a ser desenvolvido de raíz em 3D, mas em Portugal esta versão do filme só chegou na versão dobrada na nossa língua

Filme assinala uma nova etapa na história dos estúdios Disney

Em tempo de Natal chegam tradicionalmente às salas de cinema filmes que apelam ao "gosto" familiar. E esta semana estreou entre nós o mais recente filme de animação dproduzido pelos estúdios da Disney. Tem por título Bolt e conta a história de um cão, que é personagem principal de uma série de sucesso de Hol- lywood. O único problema é que Bolt (assim se chama o cão) acredita que na realidade tem super-poderes.

Realizado por Chris Williams e Byron Howard, o projecto remonta a 2006. Na altura tinha como título de trabalho American Dog e seria realizado por Chris Sanders, que assinou o filme de animação Lilo & Stitch. No entanto, como John Lasseter, fundador da Pixar e chefe actual criativo da Disney, referiu ao New York Times, Sanders foi afastado do projecto quando resistiu aos seus conselhos para alterar o filme.

A nova realização esteve a cargo de dois novatos nesta tarefa. Chris Williams colaborou no argumento de outros filmes da Disney, como Mulan e Kenai & Koda. Byron Howard trabalhou também nestes dois filmes, como animador. De momento está a preparar já o seu segundo filme de animação, Rapunzel, a estrear nos EUA em 2010.

Bolt é o primeiro filme da Disney que foi concebido e desenvolvido em 3D desde a primeira ideia. Em Portugal a versão 3D chegou apenas com dobragens em português. A versão original conta com as vozes de nomes de primeiro plano como John Travolta, Miley Cyrus (protagonista da série Hannah Montana) ou Susie Essman. Sob a direcção de Carlos Freixo, João Catarré, Pedro Górgia, João Baião e Jessica Athayde foram alguns dos actores portugueses a fazer as dobragens deste filme.

Mas ao DN o também apresentador de televisão João Baião, que no filme dá voz à personagem do realizador, criticou o facto de em Portugal se dar pouca importância a quem faz dobragens de filmes: "Gosto muito desta técnica de representação, mas é pena que o marketing não divulgue muito os actores que fazem as dobragens."

O actor Pedro Górgia, que dá voz ao vilão Wallas, lembrou ao DN a "evolução" dos últimos anos neste tipo de cinema: "Os filmes de animação agora têm histórias muito interessantes e complexas, que por vezes abordam temas adultos e é isso que me interessa mais."

Bolt recebeu entretanto, esta semana, uma nomeação na categoria de Melhor Filme de Animação para os Globos de Ouro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG