O professor a quem "caiu o céu em cima da cabeça"

Os amigos dizem que ele é um "brincalhão". Fernando Charrua - que acaba de ser suspenso da Direcção Regional da Educação do Norte (DREN) por causa de um comentário jocoso à licenciatura de Sócrates - não os desmente. "Gosto de brincar, de contar anedotas: é a minha maneira de ser, sem boa disposição a vida é uma chatice". É brincalhão e, "como muito de nós, usa por vezes o calão - mas nunca o ouvi ofender ninguém", assegura Lino Ferreira, antigo director da DREN. Nas funções que exerce, "é um trabalhador dedicado, cumpridor do seu dever", avaliado com um "muito bom" no ano passado. Fernando Charrua, 57 anos, natural de Chaves, mas a viver há muito no Porto, é professor de Inglês. Em 1988 foi convidado para integrar a DREN, onde, entre outros cargos, foi coordenador da Reforma Educativa, chefe de divisão e director de serviços pedagógicos.

A sua carreira na Direcção Regional de Educação é interrompida em Outubro de 2002, quando entra na Assembleia da República como deputado do PSD.

Reconhece que com a actual directora, a socialista Margarida Madureira, houve "diferenças de opinião, mas sempre com respeito de ambas a partes". O ambiente na DREN, no entanto, parece não ser o mais aconselhável. "A ser verdadeiro o que diz a comunicação social, "é lamentável o que se está a passar na DREN", diz Lino Ferreira. "O estatuto de tolerância que a casa tinha perdeu-se, na a altura em que fui director, ninguém levava a mal as piadas sobre futebol ou sobre política".

Fernando Charrua, agora a trabalhar na biblioteca da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, onde é o professor efectivo, considera-se vítima de uma "monstruosa" acusação, "e nem sequer quiseram ouvir a minha posição. O professor de Inglês, diz que o "céu caiu-me em cima", mas não perde o sentido de humor.

O comentário "insultuoso" à licenciatura do primeiro-ministro, que provocou a sua suspensão preventiva da Direcção Regional de Educação do Norte, não foi o único que fez sobre a matéria, garante o ex-deputado do PSD. Uma matéria que, em todo o país, tem as mais variadas piadas e anedotas. |

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG