European Film Festival traz Almodóvar ao Estoril

Prémios serão disputados por 14 longas-metragens de produção europeia

O realizador italiano Bernardo Bertolucci será conselheiro do director artístico do European Film Festival, Paulo Branco. Aquela que será a primeira edição do festival decorre no Casino Estoril, entre 8 e 17 de Novembro. Uma produção da MixReel, com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais, da Junta de Turismo da Costa do Esto ril e da Estoril Sol.

O evento, que apresentará 14 longas-metragens de produção europeia a concurso, tem também como conselheiros artísticos Serge Toubiane (director da Cinemateca de Paris e ex-director da publicação Cahiers du Cinéma) e José María Prado (director da Cinemateca de Madrid). Entre as iniciativas do festival já confirmadas estão uma homenagem a Pedro Almodóvar, com a presença do realizador espanhol no evento (e de actores e técnicos com os quais habitualmente colabora) e uma retrospectiva sobre a obra do norte-americano David Lynch (tanto no cinema como na televisão).

Paulo Branco revelou, em conferência de imprensa, que "o festival apresentará três prémios". São eles a Nau de Ouro (30 mil euros), a Nau de Prata (20 mil euros) e uma "distinção especial por parte do júri, para um realizador ou actor". Alguns dos filmes a apresentar em Novembro serão inéditos, outros com projecções únicas noutros festivais, mas sempre fora de competição.

Sobre o júri, Paulo Branco referiu que "será composto por grandes personalidades do mundo das artes, representando um necessário sentido de transversalidade". O director artístico do festival adiantou apenas o nome do pintor espanhol Miquel Barceló, por ele considerado "um dos maiores artistas contemporâneos". Para breve esperam-se outro nomes.

Os objectivos para este European Film Festival, de acordo com Paulo Branco, passam pela "criação de um espaço que não existe em Portugal, criando um festival ao nível de muitos eventos internacionais". A produção do European Film Festival assumiu que "o cinema será tratado como a sétima arte que é, apostando na diversidade da produção europeia".

O certame europeu pretende também "criar espaços para a reflexão, através de mostras e debates sobre a produção cinematográfica europeia e em relação à distribuição, divulgação e exibição". O processo de escolha dos filmes a concurso já está a decorrer.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Estou a torcer por Rio apesar do teimoso Rui

Meu Deus, eu, de esquerda, e só me faltava esta: sofrer pelo PSD... É um problema que se agrava. Antigamente confrontava-me com a fria ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, e agora vejo a clarividente e humana comentadora Manuela Ferreira Leite... Pacheco Pereira, um herói na cruzada anti-Sócrates, a voz mais clarividente sobre a tragédia da troika passista... tornou-se uma bússola! Quanto não desejei que Rangel tivesse ganho a Passos naquele congresso trágico para o país?!... Pudesse eu escolher para líder a seguir a Rio, apostava tudo em Moreira da Silva ou José Eduardo Martins... O PSD tomou conta dos meus pesadelos! Precisarei de ajuda...?

Premium

arménios na síria

Escapar à Síria para voltar à Arménia de onde os avós fugiram

Em 1915, no Império Otomano, tiveram início os acontecimentos que ficariam conhecidos como o genocídio arménio. Ainda hoje as duas nações continuam de costas voltadas, em grande parte porque a Turquia não reconhece que tenha havido uma matança sistemática. Muitas famílias procuraram então refúgio na Síria. Agora, devido à guerra civil que começou em 2011, os netos daqueles que fugiram voltam a deixar tudo para trás.