Estreia de 'Ilha dos Amores' foi a segunda mais vista de sempre

O primeiro episódio de Ilha dos Amores, a nova novela da TVI, foi a segunda estreia mais vista da história da ficção portuguesa no canal de José Eduardo Moniz.

O arranque da mais recente aposta da estação, segunda-feira passada em horário nobre, foi vista por quase 1,9 milhões de portugueses (19,7% de audiência média), o melhor resultado dos últimos seis anos.

A narrativa, filmada nos Açores, arquipélago onde nasceu o director-geral da TVI, foi apresentada à imprensa como sendo "a melhor novela" feita pela estação até ao momento. A resposta do público parece dar razão a Moniz, tanto que o segundo episódio voltou a ser o programa mais visto do dia e com audiências esmagadoras (19,1%).

No entanto, de acordo com os dados da Marktest para o DN, o recorde de audiência do primeiro episódio de uma novela portuguesa na TVI pertence a Filha do Mar, emitido pela estação a 3 de Setembro de 2001. Na sua primeira exibição, a história protagonizada por Dalila Carmo, Fernanda Serrano e Marcantónio del Carlo conseguiu à época chegar aos 20,2%, ou seja, mais de 1,9 milhões de espectadores.

Na terceira posição, entre as produções da TVI, figura Mistura Fina (2004), uma novela protagonizada por Eunice Muñoz e que acabaria por ver os seus valores de audiência cair drasticamente, quando passou a ser exibida às 23.00. Na estreia, porém, alcançou 19,1% (1,8 milhões).

Brasileiras ainda à frente

O top das estreias de novelas na televisão portuguesa, desde que há registos da Marktest, continua a ser dominado por produções da Globo, exibidas em Portugal pela SIC.

Terra Nostra, que se estreou a 15 de Novembro de 1999, alcançou no primeiro episódio os 25,8% de audiência média (mais de 2,3 milhões de espectadores) e lidera a tabela. Na segunda posição, e antes da portuguesa Filha do Mar, ainda surge Suave Veneno (Globo/SIC) - a sua estreia chegou aos 21,2% de rating (dois milhões de pessoas).

Estes recordes têm, contudo, algo em comum: ambas as estreias aconteceram em 1999, um ano em que a SIC liderou as audiências, com 48,1%, contra os então ainda apenas 17,4% da TVI. Outros tempos...

Exclusivos