'Carrossel Mágico' vai regressar à televisão

O programa de culto das crianças dos anos 60 (hoje na casa dos 40 anos) Carrossel Mágico vai regressar à televisão, concretamente ao canal inglês Nick Jr.

Ainda sem data definida, a história do feiticeiro saltitão, do cão Franjinhas, do caracol e amigos, criada pelo francês Serge Danot -La Ménage Enchanté -, em 1964, será composta por 52 episódios.

Emitida a preto e branco pela RTP há mais de 40 anos, a série foi um êxito enorme, tal como no Reino Unido, onde Eric Thompson, pai da actriz Emma Thompson, adaptou o original francês para a série da BBC (entre 1965 e 1977) ao mesmo tempo que narrava a história. Com o tempo, em vez de narrar seguindo o original de Serge Danot, Eric Thompson ia "inventando" o desenrolar da história e dos diálogos à medida que ia vendo as imagens.

Esta nova série não irá ter a figura do narrador, mas o seu realizador, Graham Ralph, já disse querer fazê--la de acordo com o "verdadeiro espírito" do original.

"Iremos tentar trazer de volta o franjinhas, mas enquanto anti-herói, em vez da afável personagem que foi no filme", acrescenta Graham Ralph. "Será o Blackadder das crianças que vêem TV, com um bocadinho de Victor Meldrew [da série da BBC1 One Foot in the Grave] . Ele será realmente sempre resmungão", conclui o realizador.

Já quando foi lançado em 1965, os britânicos acrescentaram-se alguns elementos curiosos como a generosidade e ironia q.b. e algum estilo non sense. E foi justamente nestes elementos, próprios da segunda série, que o filme, estreado em 11 de Agosto de 2005, se inspirou.

Realizado por Dave Borthwick, Jean Duval e Franck Passingham, o Franjinhas e o Carrossel Mágico tinha um elenco de luxo. Desde logo a voz do cantor Robbie Williams, que emprestou a voz ao Franjinhas, Jim Broadbent é o caracol Ambrósio e Kilie Minogue é a menina Anita. Na versão portuguesa, o filme contou com as vozes de Tiago Aldeia, Carlos Vieira de Almeida, Carlos Macedo e Rita Viegas. P. B.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG