Um 'Robin dos Jardins' que combate os incêndios

A sombra de uma enorme árvore é o cenário ideal para o desenrolar da história de Robin dos Jardins, que em vez de tirar dinheiro aos ricos para dar aos pobres, prefere combater os incêndios florestais que assolam o País. É esta a base da peça que o Grupo de Teatro Infantil Animarte propõe no Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, e que vai ser possível ver até 9 de Julho.

O grupo tem 26 actores, entre os seis e os 14 anos, mas entram em cena apenas dez, de forma a irem rodando em cada actuação e não prejudicar as respectivas aulas. "Este projecto começou em 2004 e devia ter sido algo pontual por razões económicas, mas aconteceu algo inesperado. Duas pequenas actrizes, com oito anos, juntaram as suas mesadas e vieram entregar-me 16 euros. Eu não resisti a este gesto e decidiu-se continuar. Aqui ninguém recebe nada", explicou Sofia Espírito Santo, a encenadora da peça, ao DN.

Ao longo de 45 minutos, as crianças são chamadas a reflectir sobre o problema dos incêndios e é-lhes ensinado como prevenir o fogo, bem como a temática do abandono dos animais em período de férias. Isto tudo em tom de comédia, com muita música, coreografias e interacção com o público. Ao longo da peça é criada uma cumplicidade entre os personagens e o público, composto, é claro, por crianças e seus acompanhantes.

O personagem com quem os mais novos se identificam é o protagonista da peça, o Robin dos Jardins, interpretado por Bernardo Chambel, de 10 anos. "É uma experiência muito boa. Faço novos amigos e gosto de representar. Até estou a pensar ser actor quando for grande", começou por explicar ao DN, acrescentando depois que esta actividade não o prejudica em nada nos estudos, porque concilia bem as duas responsabilidades. O Bernardo já participa neste projecto há cerca de um ano e entrou nas peças Um Conto de Natal e Alice no Jardim das Maravilhas. Como ele, todos os elementos do grupo de teatro (actores, encenadores, professores de movimento e voz, sonoplastas, costureiras...) trabalham em regime de voluntariado.

A Ficha

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG