Presidente visita Espanha em Setembro

O Presidente da República escolheu Espanha para a próxima visita. Ao que o DN apurou, Cavaco Silva desloca-se ao país vizinho no final do próximo mês de Setembro, no que deverá ser a primeira grande viagem desta Presidência. O Chefe do Estado já esteve em Cabo Verde (para a posse do novo Presidente), na Guiné-Bissau (para a cimeira da CPLP) e na Bósnia e Kosovo (em visita às tropas portuguesas).

Ao escolher o país vizinho, Cavaco Silva dá continuidade a uma "inclinação" já visível nos mandatos do anterior chefe do Estado: Espanha foi o país mais visitado pelo anterior inquilino de Belém, Jorge Sampaio. E, facto igualmente relevante, foi também o país definido pelo primeiro-ministro, José Sócrates, como uma absoluta prioridade na política externa portuguesa. Uma aposta que ficou traduzida no famoso "Espanha, Espanha, Espanha" enunciado pelo chefe do Executivo, num incentivo à aposta das empresas portuguesas no maior mercado da Península Ibérica.

Com um carácter seguramente mais institucional, a visita de Cavaco a Espanha não deixa de constituir um sinal de que também a Presidência da República reserva um lugar particular às relações com o país vizinho. Muito embora a agenda da viagem não esteja ainda definida, o Chefe do Estado português não deixará por certo de encontrar-se com o Rei espanhol, D. Juan Carlos, e com o chefe de Governo, o socialista José Luis Zapatero.

Belém mantém prioridades

As visitas até agora realizadas por Cavaco Silva, empossado em Março deste ano, revelam um curioso paralelismo com as primeiras viagens efectuadas por Jorge Sampaio. O anterior presidente fez duas visitas de Estado no primeiro ano do seu mandato. Destinos - Cabo Verde e Espanha. Recebido pelos reis e pelo então chefe do Executivo espanhol, José María Aznar, Sampaio não deixou então de apontar Espanha como um "parceiro privilegiado" de Portugal.

PR interrompeu férias

Em férias no Algarve, Cavaco interrompeu ontem o período de descanso para marcar presença na inauguração da 27.ª edição da FATACIL (feira regional agrícola e de artesanato), na Lagoa. O Presidente continuará de férias até ao final do mês.

Ler mais

Exclusivos