José Gil distinguido pelo Le Nouvel Observateur

José Gil, filósofo português, foi considerado pela revista francesa Le Nouvel Observateur como um dos 25 grandes pensadores de todo o mundo, ao lado de nomes como Amartya Sen, Peter Sloterdijk, Toni Negri e Simon Blackburn.

A edição especial do The Nouvel Observateur, que deste modo assinalou o seu 40º aniversário, teve por intuito levar por diante um levantamento que, no seu entender, representa a consciência do tempo actual, e que, simultaneamente, funciona como um percursor do futuro.

De acordo com o Le Nouvel Observateur, a ilusão de uma comunicação global está a mascarar o facto de a barreira linguística tornar mais complicado o acesso da esmagadora maioria dos cidadãos ao que se faz no mundo da filosofia, antropologia e disciplinas similares.

O pensador José Gil aparece na lista acompanhado do brasileiro Cândido Mendes, do espanhol Daniel Innerarity, dos italianos Toni Negri e Giorgio Agamben, dos alemães Peter Sloterdijk e Axel Honneth, do norueguês Jon Elster, do finlandês Jaakko Hintikka, do esloveno Slavoj Zizek e do russo Vladimir Kantor.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG