X legislatura começa hoje na Assembleia da República

A primeira reunião plenária da X legislatura realiza-se hoje, com os 230 novos deputados a tomarem os seus lugares no hemiciclo. O primeiro-ministro indigitado, José Sócrates, e alguns dos futuros ministros, estarão também no Parlamento, antes de tomarem posse.

A reunião está agendada para as 15:00 e vai abrir ainda com a presidência de Mota Amaral e com António José Seguro como líder da bancada parlamentar socialista, que na qualidade de presidente da bancada do partido mais votado nas últimas eleições, convidará o presidente da Assembleia da República cessante a presidir à sessão.

Esta será a única reunião plenária a que os futuros membros do XVII Governo Constitucional eleitos deputados vão assistir no plenário, já que tomam posse no sábado.

Por outro lado, os ministros e secretários de Estado do Governo de coligação PSD-CDS/PP que foram eleitos deputados nas legislativas de 20 de Fevereiro, não vão estar presentes, já que apenas assumem os mandatos de deputados depois da tomada de posse do executivo socialista.

Ler mais

Exclusivos