'Super Bock' lidera 'ranking' de bebidas em Portugal

A Super Bock é a marca de bebidas mais consumida pelos portugueses, excluindo o segmento do leite. A cerveja produzida pelo grupo Unicer vende actualmente 193,8 milhões de litros por ano, de acordo com dados da empresa de estudos de mercado Nielsen, a que o DN teve acesso.

Entre as 25 marcas mais vendidas, quatro são de cervejas, sete de águas sem gás e outras sete de refrigerantes. A Coca-Cola, a marca mais global a nível mundial, ocupa o quatro lugar nas preferências nacionais. De resto, a Coca-Cola é a única bebida que não é portuguesa entre as cinco marcas mais vendidas.

Na segunda posição está a concorrente directa da Super Bock, a Sagres, com 142,4 milhões de litros. A terceira marca é de águas - Luso - e pertence também à Central de Cervejas, vendendo por ano 121,1 milhões de litros.

No quinto lugar está a água do Fastio (52,3 milhões de litros), seguida de muito perto da Sumol (52,3 milhões). A marca seguinte é a água Vitalis, pertencente ao universo da Unicer (47,8 milhões). Na sétima e oitava posições estão mais duas multinacionais, a Lipton (44,6 milhões) e a 7UP (39 milhões). A décima marca, também da Unicer, é a cerveja Cristal (31 milhões).

As duas marcas que se seguem são de água e apresentam volumes de vendas praticamente idênticos, apesar de não serem concorrentes directos. A Serra da Estrela vende 21,67 milhões de euros, 'colada' à Cruzeiro, que regista 21,63 milhões.

Nos sumos, a marca mais forte nos sumos é a Compal, que ocupa a 13.ª posição no ranking global, com vendas na ordem dos 21,1 milhões de litros.

As três bebidas que se seguem são da Unicer, começando pela Frisumo (20,8 milhões) . Depois está a água 7 Fontes (20,4 milhões) e as Pedras Salgadas (19,6 milhões). A Fanta, do universo Coca-Cola, surge em 17.º lugar, à frente da Carvalheiros e da Caramulo (esta última também pertencente à Unicer).

Na vigésima posição encontra--se o Santal Active Drink, uma marca da italiana Parmalat. Completam o top 25 os sumos Joi, a Carsberg (em Portugal representada pela Unicer), as águas Frize, os sumos Trinaraujus e a cerveja Imperial.

Ler mais

Exclusivos