Reeditar o '15 de Maio de 1964' na final europeia em Alvalade

Na véspera, a 14 de Maio de 1964, Morais (na foto, em pontapé acrobático) tinha sonhado que daria a vitória ao Sporting na finalíssima da Taça das Taças frente aos húngaros do MTK de Budapeste, na marcação de um canto directo. De resto, o antigo jogador confessou a premonição ao DN, há semanas. No dia seguinte, o sonho tornou-se real.

A equipa leonina era capitaneada por Fernando Mendes, que levantou o troféu em Antuérpia, Bélgica. Neste conjunto de atletas também pontificavam outros nomes, casos de Carvalho, Pedro Gomes, Alexandre Baptista, José Carlos, Hilário (não jogou a final, devido a lesão), Pérides e Osvaldo Silva, entre outros. Há 41 anos, o Sporting conquistou o seu primeiro triunfo numa competição europeia de futebol.

Anselmo Fernandez, arquitecto, era o treinador do clube de Alvalade na época. Mascarenhas, Figueiredo, Geo e Dé foram os restantes quatro jogadores que integraram o onze inicial leonino. O dia 15 de Maio de 1964 ficará ligado, para sempre, à história do futebol português.

O 'CANTINHO DO MORAIS'. O êxito europeu do Sporting, materializado com o famoso "Cantinho do Morais", viria a ser "imortalizado" no disco lançado na altura, aproveitando o relato radiofónico da jogada, feito por Artur Agostinho, então em trabalho para a Emissora Nacional. A música, que resulta do golo decisivo apontado por João Morais, era interpretada por Margarida Amaral.

Hoje, 18 de Maio de 2005, o dia será de festa, e espera-se que o final de tarde/noite também. Uma outra música, a "Marcha do Sporting", será entoada por Maria José Valério, que a 14 de Maio de 2000 prometeu que pintaria uma madeixa verde no cabelo e as unhas de verde, caso o conjunto de Alvalade se sagrasse campeão, após um jejum de campeonatos de 18 anos.

O Sporting sagrou-se campeão, na temporada 1999/2000, após bater o Salgueiros por 4-0, em Paranhos, e a cantora Maria José Valério cumpriu a promessa.

O objectivo estabelecido pelo Sporting, para hoje, passa por reeditar o dia 15 de Maio de 1964 na final da Taça UEFA, de forma a dar seguimento à história, em Alvalade, perante o seu público.

O adversário é o CSKA de Moscovo, da Rússia, que na meia-final eliminou os italianos do AC Parma.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.