Culturgest estreia novos compositores

Pelo terceiro ano consecutivo, a Culturgest associa-se ao workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses. Hoje e amanhã, ao fim da tarde (19.00), no Grande Auditório da instituição, têm lugar os concertos de apresentação das obras seleccionadas pela comissão de leitura, uma vez mais presidida por Emmanuel Nunes. Toca a Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo jovem regente francês Guillaume Bourgogne, como aconteceu em 2003 e 2004.

Nesta 3.ª edição, foram onze as obras seleccionadas (dentre um total de 14 concorrentes) para terem aqui a sua primeira audição absoluta, escritas por uma dezena de compositores com idades que vão dos 21 aos 32 anos. Destes, cinco são «repetentes» Rui Penha, Jaime Reis e Patrícia Almeida, Bruno Gabirro e Bruno Soeiro. Em termos de proveniências, cinco «vêm» da Escola Superior de Música de Lisboa (Gabirro, Soeiro, Marques, Mendonça, Soldado), três da Universidade de Aveiro (Penha, Reis e Almeida), uma do Porto (Ferreira Gentil) e um dividiu os estudos entre Porto e Lisboa (Oliveira)

No concerto de hoje, serão ouvidas as seguintes obras Fragment, para 13 instrumentos, de Carlos Miguel Marques; Sublimatio, de Rui Penha; Anelo e Drave, de Luís Soldado; Per augmentationem, de Vasco Mendonça - Prémio Lopes Graça 2004 com Plurabelle - e Somewhere becoming silence, de Bruno Soeiro. O concerto inclui ainda a execução, a abrir, das Três peças para orquestra de câmara, de Arnold Schönberg, miniaturas musicais (a terceira é um fragmento) datadas de 1910.

Amanhã, tocam-se as restantes cinco obras Improvisação sobre 3 Poemas de Al Berto..., de Jaime Reis; Sattvam-Rajjah, de Teresa Ferreira Gentil; Mens sana in corpore sano, de Patrícia Almeida; Tangente, de César Oliveira e, por fim, Immenso - Omaggio a Giordano Bruno, de Bruno Gabirro. A fechar o concerto, ouvir-se-á ainda a Sinfonia, op. 21, para pequena orquestra (de 1928), de Anton Webern, obra em dois andamentos .

Este conjunto de obras estará em destaque no seminário de composição que Emmanuel Nunes orientará na Gulbenkian entre os dias 31 de Janeiro e 4 de Fevereiro.

Ler mais

Exclusivos