Canal Panda reforça produção própria e põe Noddy na grelha

Em 2006 o canal Panda ajuda a responder à inesgotável questão "o que queres ser quando fores grande?". O Panda Profissões vai mostrar o mundo de profissionais conhecidos. O chefe de cozinha Vítor Sobral será o primeiro a abrir o apetite dos mais pequenos para a sua actividade e deixa um apelo aos pais "deixem as crianças cozinhar, mexer nas coisas, sujarem-se..."

Panda Profissões é uma nova aposta da produção própria do canal para o mercado português. Em poucos minutos, o enorme Panda de peluche aprende os segredos de cada profissão. Depois de Vítor Sobral (28 de Janeiro), será a vez da actriz Sofia Alves, em Fevereiro.

O canal Panda, líder de audiências no segmento infantil, reforça a grelha de 2006 com outra produção própria, o Panda Dicas. A sua directora, Isabel Mimoso, explica que esta série, que se estreia em Fevereiro, vem ao encontro da preocupação da estação com a segurança rodoviária e os acidentes domésticos. "O propósito dos programas, que têm entre 30 segundos e um minuto, é fomentar comportamentos mais seguros das crianças e dos pais", sublinhou.

Outro reforço vem pela mão de Noddy. A série, que está a passar pela sexta vez na 2, chega agora ao canal do cabo, todos os dias da semana, a partir de 1 de Janeiro. Isabel Mimoso não teme o factor repetição. Acredita que "o Noddy é sempre actual", tem "uma técnica de animação que encanta até os adultos" e refere um certo revivalismo que se vive, também nesta área.

Entre as estreias de 2006 estão outras séries de animação - como Histórias dos ursinhos carinhosos, Jardim dos Amigos e novos episódios das séries com mais êxito do canal, como Doremi, Doraemon e Digimon. Isabel Mimoso não coloca ainda um ponto final na nova grelha, uma vez que decorrem negociações para adquirir novas séries para reforçar ainda mais a oferta para o público pré-escolar.

A responsável revelou ainda que, durante o Mundial de Futebol, o canal vai apoiar a Selecção Nacional com uma produção feita à medida.

Natal. Também há novidades para a época natalícia O Especial Natal Peanuts, com Charlie Brown e companhia, a longa-metragem Doraemon e as mil e uma aventuras (dia 24 às 16.00) e o Calendário Panda - conselhos para os mais pequenos se tornarem "verdadeiros anjos" na quadra, segundo refere o comunicado de imprensa...

Panda emite diariamente 16 horas e é o segundo canal mais visto no total de canais temáticos de cabo, a seguir à SIC Notícias. De acordo a Multicanal, produtora espanhola que emite em Portugal também o canal Odisseia, o Biography Channel e o Hollywood, este ano o Panda registou uma quota de mercado (share) de 7,5%. O objectivo é continuar a crescer.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Viriato Soromenho Marques

Quem ameaça a União Europeia?

Em 2017, os gastos com a defesa nos países da União Europeia tiveram um aumento superior a 3% relativamente ao ano anterior. Mesmo em 2016, os gastos militares da UE totalizaram 200 mil milhões de euros (1,3% do PIB, ou o dobro do investimento em proteção ambiental). Em termos comparativos, e deixando de lado os EUA - que são de um outro planeta em matéria de defesa (o gasto dos EUA é superior à soma da despesa dos sete países que se lhe seguem) -, a despesa da UE em 2016 foi superior à da China (189 mil milhões de euros) e mais de três vezes a despesa da Rússia (60 mil milhões, valor, aliás, que em 2017 caiu 20%). O que significa então todo este alarido com a necessidade de aumentar o esforço na defesa europeia?