Estação de Meleças é inaugurada hoje

A linha de comboios de Sintra tem a partir de hoje uma nova estação denominada Meleças, que vai servir cerca de 30 mil pessoas, de Mira-Sintra e Fitares.

A nova estação tem um parque de estacionamento com capacidade para 600 automóveis, que será gratuito até 23 de Dezembro, tendo ainda o atractivo de distribuir, também gratuitamente e até essa data, um café e um jornal a cada utilizador.

De acordo com a CP (Caminhos-de-Ferro Portugueses), a nova estação tem acessos fáceis para deficientes, máquinas automáticas de venda de bilhetes e uma «moderna interface rodoviária e praça de táxis».

A nova estação fica a norte do Cacém, entre Mira-Sintra e Fitares, com comboios a começarem pouco antes das 07.00 (06.56) e a terminarem às 23.11, com uma frequência de 15 minutos.

A ligação é feita entre Meleças e a estação Roma-Areeiro, no centro de Lisboa, onde os comboios começam a circular às 06.10, sendo que a última partida para a nova estação está marcada para as 22:40.

De acordo com a CP, entre Meleças e Sete Rios, a primeira paragem do comboio com ligação à rede do Metropolitano de Lisboa, o trajecto será de 25 minutos, com mais cinco até à estação terminal Roma-Areeiro.

Até agora, os comboios desta linha começavam no Cacém e terminavam em Roma-Areeiro, estendendo-se desta forma a linha, cuja localização fica naquela que era chamada a linha do oeste, que serve a zona de Torres Vedras e que agora termina precisamente em Meleças.

A estação teve um custo superior a dez milhões de euros (números do concurso público), e compreendeu a construção do edifício e plataformas de passageiros, trabalhos na via e catenária (cerca de dois quilómetros), e a construção da interface, com arruamentos e parques de estacionamento, entre outras obras.

Ler mais