Europeu de judo
25 abril 2024 às 15h57
Leitura: 3 min

Telma abandonou combate para não comprometer ambições Olímpicas

Judoca terminou em 7.º no regresso à competição após cinco meses de paragem devido a lesão grave.

Telma Monteiro terminou o Europeu de Judo em 7.º lugar. A 29.ª do ranking mundial perdeu frente à sérvia Marica Perisic (9.ª) naquela que foi a 18.ª participação em Campeonatos da Europa, competição em que totaliza 15 medalhas.

Antes, a portuguesa tinha vencido a britânica Lele Nairne (24.ª) e a francesa Priscilla Gneto (15.ª), ambas por waza-ari, e perdido com a alemã Pauline Starke (12.ª), por ippon. Na repescagem da categoria de -57 kg, a portuguesa desistiu devido a um desconforto no joelho, mas está bem segundo a sua treinadora.

"Tudo tranquilo, o joelho está ok. Fez um excelente teste que era o objetivo principal. E quatro combates com atletas de topo", disse à agência Lusa a treinadora Ana Hormigo, explicando que a judoca "sabia que ao mínimo incómodo era para parar". 

A antiga selecionadora garantiu que o joelho esquerdo, o mesmo que impediu Telma Monteiro de competir durante cinco meses, devido a uma rotura do ligamento cruzado, respondeu bem: "Joelho testado, fisicamente preparada, mesmo sabendo que não se apresentaria a 100%. Está de parabéns, superou qualquer expectativa neste Europeu."

No regresso aos tatamis, após longa paragem devido a uma lesão grave contraída precisamente no último europeu, a judoca do Benfica, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio2016, entrou com o objetivo de somar pontos na corrida a Paris2024. "Com a Telma tudo é possível e, hoje, a medalha não estava fora de hipótese. É um sétimo lugar, são pontos importantes no apuramento, mas especialmente é um regresso de ouro", sublinhou a treinadora Ana Hormigo.

Para já está em lugar elegível para Paris2024., mas Telma ainda tem três provas, dois grand slams e o Mundial, para se manter em posição de apuramento para os Jogos Olímpicos - os sextos, algo nunca conseguido por uma portuguesa.

Também em Zagreb, Catarina Costa (-48 Kg) foi medalha de bronze. Rodrigo Lopes (-60 kg) foi o único dos não olímpicos a disputar dois combates, perdendo ao segundo, enquanto Raquel Brito (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg) e Miguel Gago (-66 kg) foram derrotados na estreia.