Sensibilização
13 março 2024 às 10h15
Leitura: 5 min

PSP alerta para as viagens de finalistas. Consumos de drogas e álcool são as principais preocupações

Estudantes normalmente viajam para Espanha na altura da Páscoa. A polícia procura minimizar riscos e deixa alguns conselhos. Ações são coordenadas com a polícia espanhola.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já prepara a ida dos estudantes portugueses para as viagens de finalistas, que normalmente acontecem no período de férias da Páscoa.

Focando-se sobretudo nos alunos de 12.º ano (mas não só, porque os alunos do terceiro ciclo também são abrangidos), a PSP organiza (através dos agentes afetos ao programa Escola Segura), até dia 22 de março, um conjunto de ações de sensibilização para estes estudantes. Os destinos mais frequentes, disse fonte da Direção Nacional da PSP ao DN, serão Espanha (sobretudo Lloret del Mar e Benidorm) e, ainda, o Algarve. Segundo a mesma fonte, a polícia não vai fazer qualquer acompanhamento destas viagens. “São só mesmo ações de sensibilização”, garante a PSP, acrescentando que a Polícia Nacional de Espanha tem estado também envolvida e já houve, inclusive, uma destas sessões - que aconteceu no distrito da Guarda - feita em coordenação entre as duas forças de segurança. Todos estes momentos são espalhados pelo território nacional e feitos em articulação com os comandos distritais.

Segundo a PSP, na base da decisão em conduzir estas ações de sensabilização estão os vários incidentes que, por vezes, acontecem nestas viagens, fruto, normalmente, do consumo excessivo de álcool e “produto estupefaciente”. A polícia considera que estes comportamentos podem vir a resultar, como já aconteceu antes, em “atos de vandalismo e destrutivos”, como “o rebentar de extintores”, que costumam ser relatados pelas autoridades locais, explica a mesma fonte.

Em comunicado, a PSP diz que “é essencial o reforço das ações de sensibilização como forma de prevenção de comportamentos aditivos associados às viagens de finalistas”, sobretudo numa perspetiva de diminuição de riscos. E são também deixados alguns conselhos, como manter “o contacto regular com as famílias” durante a viagem ou “não perder a bebida de vista”, onde exista um grande número de pessoas, de modo a “evitar a contaminação”.

Consumos surgem cada vez mais cedo

Estas ações são também feitas de acordo com o Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências de 2021 a 2030 (PNRCAD-2030).

De acordo com o documento, os jovens entre os 13 e os 18 anos (precisamente, as faixas-etárias abrangidas pelas ações de sensibilização) são aqueles que mais prevalência têm no consumo de bebidas alcoólicas. “Aos 13 anos, 2 em cada 10 estudantes referem o consumo recente de bebidas alcoólicas. Aos 18 anos esta proporção é de 8 em cada 10. Em Portugal, 5 em cada 10 jovens com 18 anos consomem de forma binge - uma expressão utilizada para descrever o consumo excessivo de álcool num curto espaço de tempo, procurando no consumidor jovem um efeito de embriaguez rápida”, explica a PSP em comunicado.

Por outro lado, “o consumo de canábis tem início, em média, por volta dos 17 anos. Em 2019 a percentagem de estudantes de 16 anos que declararam o início precoce de consumo de canábis (13 ou menos anos) era de 2%. Tem-se verificado um aumento de casos de dependência e de hospitalizações por perturbação psicótica e esquizofrenia associados a canábis”. Além disso, também o consumo de ecstasy, anfetaminas e LSD tem aumentado nos mais jovens”. E é precisamente para este tipo de consumos que a PSP alerta, relembrando que estes padrões podem ter expressão também nos jovens portugueses.

As viagens de finalistas acontecem normalmente no 12.º ano, e têm como destino preferencial Espanha. Nos últimos anos, um dos destinos populares era o complexo turístico de Marina d’Or (na província de Castellón). Este ano, parece uma cidade praticamente fantasma devido às obras de reestruturação, que estão em curso para transformar o popular destino de férias.

Os principais conselhos da PSP

  • Manter o contacto regular com as famílias durante o período das férias;
  • Divertirem-se sem cometerem excessos;
  • Deslocarem-se em grupo;
  •  Não perder a sua bebida de vista quando frequentarem espaços de diversão noturna ou qualquer outro espaço onde exista um grande aglomerado de pessoas;
  • Não aceitar qualquer tipo de substâncias por parte de desconhecidos;
  • Serem portadores dos seus documentos de identificação e do cartão europeu de saúde