Cultura
14 fevereiro 2024 às 16h38
Leitura: 9 min

Oito sugestões de livros diretamente do Booktok para o dia dos Namorados

O dia 14 de fevereiro marca uma das datas mais romântica do ano: o Dia dos Namorados. Para o celebrar, o DN falou com criadores de conteúdo literário e juntou várias opções de livros românticos. 

A paixão pelos livros leva jovens pelo mundo a conectarem-se através rede social TikTok, através da hashtag #BookTok com  mais de 28 milhões de vídeos,  onde criadores de conteúdos deixam sugestões literárias para os seus seguidores. Esta nova tendência faz com que, por todo o mundo, jovens façam avaliações e recomendações de livros, influenciando os seus seguidores no mundo da literatura.  Para celebrar o Dia dos Namorados, o DN falou ouviu alguns desses criadores de conteúdo literário e reuniu as suas sugestões de livros românticos. 

Sugestões de Maria João Faria

A tiktoker Maria João Faria, de 23 anos, começou a publicar vídeos nesta rede social em 2022 e atualmente tem 19 mil seguidores. Começo a fazer este tipo de conteúdo porque não tinha amigos para falar sobre livros.

Maria João deixa três sugestões para o dia de São Valentim de livros para jovens adultos. “Na altura do Dia dos Namorados, mas basicamente em fevereiro, eu gosto muito de ler romances que não me fazem pensar em muita coisa".

A jovem de 23 anos escolheu estes três livros , devido à junção do romance com a descoberta pessoal das personagens.  “Acho que são livros com personagens principais que ao longo do livro se vão descobrindo a si próprias e que acabam também por transmitir uma mensagem importante”, acrescenta. 

A primeira sugestão de Maria João Faria é o livro Guia de uma Rapariga Cubana para o Chá e o Amanhã de Laura Taylor Namey. A história centra-se em Lila, uma rapariga que não esperava passar o verão em Inglaterra. Na viagem que faz com os pais a Winchester, a jovem conhece Orion, que trabalha numa loja de chás. 

“Ela acaba por descobrir, num sítio muito longe de casa, uma nova família. Mas descobre-se a si mesma depois do fim de uma relação. Gostei imenso deste livro ”, explica.

Maria João Faria sugere ainda o livro A Vida em Loop de Lynn Painter, que se passa no dia de São Valentim. Emilie Hornby, a personagem principal, fica presa num loop temporal do Dia dos Namorados e vê Josh, o seu namorado, traí-la dia após dia. 

“Estava um bocado medo que fosse um bocado aborrecido por ser sempre o mesmo dia. Mas ela acaba por fazer imensas coisas diferentes para tentar sair deste loop”, diz a tiktoker. 

A última sugestão de Maria João Faria é Check & Mate de Ali Hazelwood. O livro conta-nos a história de Mallory Greenleaf, uma rapariga que se afastou do mundo do xadrez, depois da morte de seu pai, que era campeão de xadrez. No entanto, decide participar numa competição para um evento de caridade, e nesse evento Mallory ganha ao campeão do mundo xadrez.

Depois de perder, o campeão do mundo, Nolan Sawyer, vai à procura de Mallory Greenleaf. “Passa-se muito à volta da relação dos dois, mas também tem muito a ver com o mundo do xadrez e da competição.Adorei esse aspecto do livro”, refere.

Sugestões de Íris Bicho

Check & Mate de Ali Hazelwood foi também a sugestão da criadora de conteúdo literário Íris Bicho. “O que eu mais gostei foi mesmo toda esta aventura ligada ao xadrez. E nunca tinha lido um livro que fosse tão focado no xadrez. Quando era mais nova jogava" menciona.

Íris Bicho começou a sua conta no Tiktok durante a pandemia. Começou a ler devido ao fenómeno de literatura do Tiktok - o Booktok - e decidiu começar a criar este tipo de conteúdo. “Alguns amigos começaram a ver os meus vídeos e continuaram a seguir e passaram a ler muito mais. Eles e outras pessoas que não conheço mas que sei, pelas mensagens que me enviam, que começaram a ler por minha causa”. 

Apesar de não ler muitos romances, e preferir livros policiais, a Tiktoker deixa mais duas sugestões para o Dia dos Namorados. O livro A Guarda-Costas de Katherine Center, que segue a história de Hannah, uma agente de proteção que aceita um trabalho para proteger um ator de cinema famosos. Quando a mãe do ator sofre um problema de saúde e este tem de voltar à terra onde estava à mãe, pede a Hannah para fingir ser a sua namorada. “Parece que estou a ler uma comédia romântica autêntica”, diz Íris Bicho. 

O Amor não Morreu de Ashley Poston é outra das sugestões. Conta a história de Florence Day, uma escritora-fantasma. Quando o seu novo editor se recusa a adiar novamente o prazo de entrega do próximo livro, Florence prepara-se para dizer adeus à carreira. Tudo porque tem de regressar a casa para o funeral do pai, mas há uma problema: ela vê fantasmas. E quando chega à porta da funerária da sua família, encontra, em vez do fantasma do pai, o espírito do seu editor. “É um livro super giro, super diferente por ter fantasmas. Neste livro existem muitas referências literárias de outros livros e da experiência da personagem principal enquanto escritora”, explica Írís.  

Sugestões de Rui Agra

Rui Agra, de 18 anos, começou a publicar no Tiktok  no verão de 2021. A pandemia levou-o a encontrar conforto nos livros. Foi nesta mesma altura que começaram a surgir, no Tik Tok, cada vez mais conteúdos sobre livros aparecer-lhe os primeiros conteúdos literários. Isso levo-o a criar os seus próprios conteúdos sobre o mesom assunto.

Para o Dia dos Namorados, o jovem sugere o livro Delilah Green Não Quer Saber de Ashley Herring Blake. É uma comédia romântica sobre uma personagem, Delilah Green, que vai fotografar o casamento da sua meia-irmã e conhece Claire. 

“A tensão entre as personagens está muito bem construída. E o romance entre elas também. É assim um livro  diferente, porque tem um aspecto muito emocional, dedicado à parte física também”, explica o jovem de 18 anos. 

Para Rui Agra, Doidos por Livros de Emily Henry também é um ótimo livro para ler nesta altura. Foca-se na relação de Nora, agente literária, e Charlie, editor literário. Os dois odeiam-se. “Gostei bastante do facto que Nora muda as suas opiniões mas não perde a sua personalidade como às vezes acontece em alguns livros”. 

A última sugestão é o livro Vermelho, Branco e Sangue Azul de Casey McQuiston. Este conta a história de Alex Claremont-Diaz, que no livro é filho da presidente dos Estados Unidos. Quando o protagonista é convidado para o casamento real de Philip, príncipe de Inglaterra, Alex conhece Henry, o irmão mais novo de Philip e não se dão bem.Depois de um primeiro encontro desastroso noticiado pelos media, Alex e Henry são obrigados a fingir ser os melhores amigos.

Devido à sua popularidade no Booktok, este livro foi adaptado para filme (com o mesmo nome do livro) disponível na Amazon Prime. “Gostei muito da abordagem sobre política neste livro, o que adiciona muito ao romance”, explica. 

Tópicos: Cultura, livros, TikTok