China
25 abril 2024 às 15h53
Leitura: 2 min

Embaixadora alemã na China convocada após detenção de alemães suspeitos de espionagem

A embaixadora vincou ainda que Alemanha não tolera a espionagem, independentemente de qualquer que seja o país em causa.

A embaixadora alemã na China anunciou esta quinta-feira ter sido convocada pelas autoridades chinesas na sequência da detenção, esta semana, de quatro alemães suspeitos de espionagem para os serviços secretos deste país.

No anúncio, feito na rede social X, a diplomata Patrícia Flor afirmou ser "um gesto que diz muito, mas que afinal foi uma boa oportunidade para explicar certas coisas".

De acordo com a agência France-Press (AFP), a embaixadora vincou ainda que Alemanha não tolera a espionagem, independentemente de qualquer que seja o país em causa.

"Protegemos a nossa democracia e o nosso Estado de direito por meios constitucionais", afirmou ainda Patrícia Flor, citada pela AFP , acrescentando que o Ministério Público Federal "está conduzir a investigação e que "no final, um tribunal independente decidirá sobre a acusação".

Esta semana, quatro alemães, suspeitos de espionagem para a China, foram presos por ordem do tribunal.

Três deles trabalhavam na área da pesquisa científica e terão recolhido informações sobre "tecnologias inovadoras que poderiam ser utilizadas para fins militares", segundo a procuradoria.

Tópicos: China, Alemanha