Sporting
18 abril 2024 às 10h10
Leitura: 3 min

Rúben Amorim sonha com registo de Cândido de Oliveira e Randolph Galloway

Só por três vezes o Sporting foi campeão antes da antepenúltima jornada. Se Benfica escorregar nos próximos dois jogos, o treinador leonino pode igualar marca com mais de 70 anos. Recorde inalcançável.

O Sporting está a oito pontos de garantir o 20.º título de campeão nacional na sua história. Os sete pontos de vantagem em relação ao rival Benfica, com 15 por disputar, fizeram com que a contagem decrescente se tivesse iniciado logo após a vitória (1-0) da passada terça-feira em Famalicão, no jogo em atraso da 20.ª jornada. E as contas são fáceis de fazer, pois se a equipa de Rúben Amorim vencer os próximos dois jogos – com o  V. Guimarães em Alvalade e com o FC Porto no Dragão –, a festa será feita com um triunfo em casa na 32.ª ronda, em casa, com o Portimonense. Se tal acontecer, o Sporting será campeão com duas rondas por disputar, algo que aconteceu precisamente em 2020/21 quando Amorim levou os leões ao título, quebrando um jejum de 18 anos.

Contudo, se o Benfica escorregar na próxima jornada em Faro ou na semana seguinte na Luz com o Sp. Braga, o treinador do Sporting pode superar o seu registo de há três épocas quando alcançou o título a três jornadas do final, algo que apenas Cândido de Oliveira (1948/49) e o inglês Randolph Galloway (1950/51) conseguiram há mais de 70 anos. Inalcançável  é a marca estabelecida por Fernando Vaz, que em 1969/70 levou os leões à conquista do título a quatro jornadas do fim do campeonato, um recorde em Alvalade.

De resto, em nove das 19 vezes em que se sagrou campeão nacional, o Sporting só fez a festa na última jornada, tal como aconteceu em 1999/2000 quando, após uma derrota em casa com o Benfica (0-1, golo do egípcio Sabry), a equipa treinada pelo romeno Laszlo Bölöni foi ao Porto vencer o Salgueiros por 4-0. Em quatro ocasiões, a festa foi feita na penúltima ronda, sendo que a última vez em que isso aconteceu foi em 2001/02... no sofá. Isto porque, após o empate (2-2) no Bonfim com o V. Setúbal, os adeptos do Sporting tiveram de esperar pelo dia seguinte e pela vitória do... Benfica. Isso mesmo, os encarnados venceram o Boavista, na Luz,  por 2-1, graças a um golo de Pedro Mantorras a nove minutos dos 90. Os axadrezados, que era o adversário direto na luta pelo título, ficava a cinco pontos de distância e os sportinguistas saíram finalmente à rua para festejar.

carlos.nogueira@dn.pt