Taça de Portugal
09 janeiro 2024 às 23h13
Leitura: 3 min

Evanilson guia FC Porto para os quartos da Taça de Portugal

Três golos do avançado brasileiro e um de Galeno deram uma vitória folgada aos dragões na Amoreira diante do Estoril (4-0).

Três golos do futebolista Evanilson e um de Galeno deram esta terça-feira a vitória ao FC Porto diante do Estoril Praia (4-0) e carimbaram o passaporte dos 'dragões' para os quartos de final da Taça de Portugal.

Depois de duas derrotas esta temporada frente aos estorilistas (1-0, para a I Liga, e 3-1, para a Taça da Liga), Evanilson inaugurou o marcador, aos 24 minutos, e levou os 'azuis e brancos' a vencer, por 2-0, para o intervalo, depois da grande penalidade apontada aos 31. Na segunda parte, aos 56, o avançado fez o 3-0, antes de Galeno, aos 76, selar o resultado.

Com esta vitória, o FC Porto junta-se na próxima fase ao Sporting, que hoje recebeu e venceu o Tondela, também por 4-0.

Os três cantos consecutivos, nos minutos iniciais, colocavam os 'dragões' em posição dominante. Contudo, o remate de Cassiano, aos seis minutos, por muito pouco não colocou o Estoril Praia a vencer, o mesmo acontecendo aos 12, quando Heriberto Tavares, para defesa de Diogo Costa, e João Marques, por cima, desperdiçaram as respetivas oportunidades.

Situações que não amedrontaram o FC Porto, que se manteve 'mandão' e, aos 24 minutos, Pepe descobriu Evanilson no coração da área do Estoril: o atacante dos 'dragões' dominou a bola com o peito e, em rotação, sem deixar cair a bola no relvado, colocou os 'azuis e brancos' a vencer.

O Estoril Praia ainda não tinha digerido o golo sofrido quando Francisco Conceição foi carregado por Mangala na grande área 'canarinha'. O árbitro leiriense Fábio Veríssimo assinalou a grande penalidade e, na cobrança, Evanilson, aos 31 minutos, ampliou a contagem.

A perder por 2-0 ao intervalo, o treinador estorilista, Vasco Seabra, deixou no balneário João Marques e Koindredi, e chamou a jogo Holsgrove e Rafik Guitane.

Contudo, estas alterações não trouxeram efeitos práticos, porque, aos 56 minutos, Evanilson viria a consumar o 'hat-trick', na conclusão de uma excelente jogada coletiva: Pepê fugiu pela esquerda, passou a bola a Wendell, que estava no corredor central, tendo este amortecido a bola para o compatriota bater o guarda-redes Dani Figueira.

Com o triunfo praticamente garantido, Sérgio Conceição aproveitou para dar minutos de jogo tanto a Toni Martínez como a Iván Jaime.

Galeno, aos 76 minutos, viria a selar o resultado, depois de ter corrido meio-campo, servido por Pepê.