Tinha 52 anos
08 fevereiro 2024 às 20h54
Leitura: 3 min

Morreu João Oliveira Pinto, campeão do mundo de sub-20 em Lisboa

 "O desaparecimento do João Oliveira Pinto é uma notícia que enche de tristeza todo a família do futebol nacional", disse Fernando Gomes, presidente da FPF.

João Oliveira Pinto, antigo jogador e campeão do mundo de sub-20 em 1991 em Lisboa, morreu nesta quinta-feira aos 52 anos. A notícia foi confirmada pela Federação Portuguesa de Futebol. 

 "O desaparecimento do João Oliveira Pinto é uma notícia que enche de tristeza todo a família do futebol nacional. Não apenas pelo muito que nos deu em campo mas, sobretudo, por tudo aquilo que nos continuava a dar como dirigente do Sindicato de Jogadores, delegado da Assembleia-Geral da FPF e amigo de muitos de nós", disse Fernando Gomes, presidente da FPF.

"Depois de uma luta contra a doença tão breve quanto injusta e de desfecho infeliz, deixa-nos um legado de grande amor ao futebol e de dedicação ao próximo. O jogador que nos ajudou a levantar o bicampeonato em Lisboa, em 1991, junto da sua geração de ouro, era igualmente uma pessoa que a todos distribuía simpatia, gentileza e um sorriso aberto e amigo", acrescentou, enviando condolências à família. 

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) expressou também "profundo lamento" pela morte do antigo médio João Oliveira Pinto. "A LPFP expressa profundo lamento pela morte de João Oliveira Pinto, antigo jogador que se sagrou campeão do mundo de sub-20 em 1991 e que desempenhava atualmente funções de delegado do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol" na assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol, pode ler-se em comunicado.

Formado no Sporting, o ex-jogador representou vários clubes, casos do Sp. Braga, V. Guimarães, Marítimo, Farense e V. Guimarães. Terminou a carreira em 2009-10, no Alfarim.

Atualmente era delegado da Assembleia Geral da FPF pelo Sindicato de Jogadores de Futebol Profissional. 

João Pinto, que atuava como médio, lutava há algum tempo contra uma leucemia. O ano passado, em abril, informou através do Sindicato de Jogadores, que não pretendia qualquer campanha de angariações de fundos a seu favor.

"O João exige recato e respeito pelo momento difícil que está a passar, agradecendo todas as mensagens de apoio e carinho que tem recebido, sem exceção. Mais solicita e agradece a quem promoveu a angariação de fundos a seu favor, que informe e proceda à devolução dos valores doados aos respetivos destinatários", informou na altura o Sindicato de Jogadores.

Tópicos: Óbito, Desporto