Cimeira tecnológica
08 abril 2024 às 10h19
Leitura: 3 min

Paddy Cosgrave volta a liderar a Web Summit

Em outubro, o fundador da cimeira tecnológica demitiu-se do cargo após a mensagem que publicou nas redes sociais sobre a guerra entre Israel e o Hamas, levando gigantes tecnológicas, como a Google, a Meta e a Amazon, a cancelarem a participação na Web Summit em Lisboa.

O fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave, está de regresso à liderança da cimeira tecnológica. A informação foi revelada esta segunda-feira pelo próprio nas redes sociais.  

"Hoje regresso como CEO da Web Summit. Quando me afastei no ano passado, foi a primeira vez que tirei uma folga em 15 anos. Deu-me tempo para pensar sobre a Web Summit, a sua história, porque é que a comecei sozinho no meu quarto e o que queria que fosse", escreveu Cosgrave na mensagem que marca o seu regresso à liderança da cimeira tecnológica, quase seis meses após ter apresentado a demissão.

A 21 de outubro, o fundador da cimeira tecnológica demitiu-se do cargo, na sequência da polémica criada em torno da mensagem que partilhou na rede social X sobre a guerra entre Israel e o Hamas, o que levou gigantes tecnológicas, como a Google, a Meta e a Amazon, a cancelarem a participação na Web Summit, em Lisboa. 

Além de ter renunciado ao cargo, Cosgrave acabou por pedir desculpa. "Infelizmente, os meus comentários pessoais tornaram-se numa distração", declarou, na altura, o empreendedor irlandês.

Na origem da polémica, esteve esta mensagem de Cosgrave: "Estou impressionado com a retórica e as ações de tantos líderes e governos ocidentais, com a exceção particular do governo da Irlanda, que pela primeira vez está a fazer a coisa certa. Os crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando cometidos por aliados, e devem ser denunciados pelo que são". 

Perante a polémica, o fundador da Web Summit afastou-se e a liderança da cimeira tecnológica foi assumida por Katherine Maher, antiga diretora da Wikimedia Foundation.   

Agora, Cosgrave está de regresso e tem como objetivo tornar a cimeira "mais concentrada na comunidade".

"Aproveitei o tempo para reencontrar velhos amigos da Web Summit, ouvi o que tinham para dizer e o que queriam da Web Summit. Alguns avanços tecnológicos, relacionamentos, parcerias e empresas incríveis cresceram a partir dos nossos eventos e eu quero continuar a construir sobre isso. Se alguma coisa eu quero fazer é aumentar ainda mais esta missão para construir comunidades ainda mais fortes dentro da Web Summit", escreveu o CEO. 

Para Paddy Cosgrave, "à medida que a Web Summit se torna maior", o objetivo passa por torná-la "mais íntima" e "mais centrada na comunidade".

"Iremos semear pequenas comunidades nos nossos eventos e, em seguida, ajudar essas comunidades a prosperar muito depois de cada evento. Estou incrivelmente entusiasmado com o futuro e tenho muito mais para partilhar", assegurou o CEO da Web Summit.