Premium One Piece: a manga mais vendida de sempre

É a manga mais vendida do mundo e continua a bater recordes no Japão, 22 anos depois de publicado o primeiro capítulo. Fomos perceber o fenómeno One Piece, através de fãs portugueses.

Sobe-se uns degraus e uma das estantes dedicada à manga fica logo de frente, disposta numa meia-lua que tem tanto de prático em termos de consulta como de aconchegante em termos de arquitetura. Para os geeks de banda desenhada - ou otakus, os obsessivos por manga e anime, nomes que se dá à BD e aos desenhos animados japoneses -, esse pormenor conta. A capacidade imersiva da história que têm nas mãos estende-se ao local onde a consultam, lêem e decidem eventualmente comprá-la. De calças de ganga e t-shirt amarela com o símbolo dos Piratas do Coração a preto, ao otaku Ricardo Lopes faltam-lhe apenas o gorro, a barba em forma de pera e a espada, quando entra na loja BDMania, em Lisboa, para encarnar Trafalgar D. Water Law, personagem de One Piece.

Publicada desde Dezembro de 1997, a One Piece foi criada por Eiichiro Oda, já vendeu mais de 440 milhões de cópias em todo o mundo e bate recordes de publicação no Japão.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Viriato Soromenho Marques

Na hora dos lobos

Na ação governativa emergem os sinais de arrogância e de expedita interpretação instrumental das leis. Como se ainda vivêssemos no tempo da maioria absoluta de um primeiro-ministro, que o PS apoiou entusiasticamente, e que hoje - acusado do maior e mais danoso escândalo político do último século - tem como único álibi perante a justiça provar que nunca foi capaz de viver sem o esbulho contumaz do pecúlio da família e dos amigos. Seria de esperar que o PS, por mera prudência estratégica, moderasse a sua ação, observando estritamente o normativo legal.