Premium Já só se pintam murais por encomenda

O tempo do mural político esmoreceu, mas ainda há quem pratique esta arte. Principalmente em datas de algum revivalismo sobre o 25 de Abril ou nas vésperas das eleições, mas é uma nova geração de artistas e militantes que agora a pratica.

Nos últimos dias, o artista Frederico Draw tem estado a pintar um mural gigantesco em São João da Madeira. A pintura com 15 metros de altura e dez de largura não é o que costuma pintar habitualmente - trata-se de um mural dedicado ao capitão Salgueiro Maia, a propósito dos 45 anos da Revolução de 1974.

Foi a autarquia local que desafiou Frederico a pintar novamente Salgueiro Maia em grandes dimensões, como já acontecera por ocasião dos 40 anos do 25 de Abril numa parede da Universidade Nova em Lisboa, onde com mais três artistas da plataforma Underdogs se encarregara também do rosto do capitão feito sobre uma fotografia de Alfredo Cunha.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Severiano Teixeira

"O soldado Milhões é um símbolo da capacidade heroica" portuguesa

Entrevista a Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Defesa. O autor de The Portuguese at War, um livro agora editado exclusivamente em Inglaterra a pedido da Sussex Academic Press, fala da história militar do país e da evolução tremenda das nossas Forças Armadas desde a chegada da democracia.

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.